CPI da Violência contra a Mulher realiza audiência em Campo Grande



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista da Violência Contra a Mulher realizou reunião, nesta terça-feira (13), com um grupo de mulheres indígenas, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O encontro foi motivado por denúncias de violência doméstica e familiar em comunidades indígenas.

A partir das 15h (hora de Brasília), será realizada audiência pública, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). Serão ouvidos gestores públicos, representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, movimentos sociais e sociedade civil organizada.

Integrantes da CPMI chegaram ao estado no domingo (11), para avaliar a situação da violência contra a mulher. Na segunda-feira (12), além da visita ao governador do estado, Andre Puccinelli, a comissão se reuniu com o Movimento de Mulheres. Foram ainda realizadas diligências em equipamentos públicos de atendimento as mulheres vítimas de violência.

No Mato Grosso do Sul, seis mulheres são  assassinadas a cada grupo de cem mil, enquanto a média nacional é de 4,4. Com essa proporção, o estado ocupa o quinto lugar em número de assassinatos de mulheres. Há no Mato Grosso do Sul 12 delegacias especializadas no atendimento de mulheres vítimas de violência, para um total de 74 municípios.

Em entrevista à Rádio Senado, a senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da comissão, disse que a rede sul-matogrossense ainda é reduzida para as dimensões do estado. Além disso, segundo afirmou, falta pessoal capacitado para esse tipo de atendimento.

- Tem uma rede de atendimento fisicamente bem estruturada, com delegacia, centro de referência. Toda uma rede visivelmente bem estruturada. O que eu percebo é que não é suficiente para atender toda a demanda. É preciso possivelmente ampliar essa rede, contratando novos profissionais, para que se tenha mais pessoas atuando na delegacia e se possa atender adequadamente a população – comentou após as diligências.

Na próxima semana, a última parada da CPI é no Amazonas. Como informado pela senadora, o relatório dos trabalhos deve ser apresentado na primeira semana de março.



13/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da violência contra a mulher vai a Campo Grande e Curitiba

CPI que investiga violência contra a mulher realiza audiência em Recife

CPI da Violência Contra a Mulher realiza audiência no Mato Grosso do Sul

CPI discute violência contra a mulher no campo

Fórum discute políticas de combate à violência contra a mulher do campo e da floresta

Petrobras realiza ação de combate à violência contra mulher