CPI das ONGs se reunirá nesta quarta-feira



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as denúncias de possíveis irregularidades cometidas por organizações não-governamentais (ONGs) realizará nesta quarta-feira (dia 06) uma reunião administrativa, de caráter reservado, para deliberar sobre as questões apresentadas pela relatora dos trabalhos, a senadora Marluce Pinto (PMDB-RR), na última reunião da comissão, ocorrida no dia 27 de março.

Marluce Pinto pretende submeter à votação dos membros da comissão uma proposta de metodologia de trabalho que implica conhecer em profundidade o tema sobre o qual os parlamentares irão se debruçar. A senadora sugere que, entre os convidados a depor, estejam os presidentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Fundação Nacional de Apoio ao Índio (Funai). De acordo com a cronologia de trabalho proposta pela senadora, só depois que for feita uma ampla coleta de dados é que ela emitirá seu parecer.

No prazo de 180 dias, a comissão tem que, entre outros assuntos, investigar a atuação da organização não-governamental Associação Amazônica. A denúncia de que a organização adquiriu, de forma irregular, uma área superior a 172 mil hectares de terras localizadas ao sul do estado de Roraima foi feita pelo presidente da CPI, senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), que se baseou nas conclusões de uma CPI da Assembléia Legislativa de Roraima. A interferência de inúmeras ONGs em questões indígenas, ambientais e de segurança nacional também deve ser apurada pela comissão.

05/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI das ONGs reúne- se nesta quarta-feira

CPI das ONGs será instalada nesta quarta-feira

CPI das ONGs reúne-se nesta quarta-feira para votar requerimentos

Justiça: Primeira turma de capacitação para ONGs se forma nesta quarta-feira

Conselho de Ética se reunirá na quarta-feira

Mesa se reunirá nesta terça-feira