CPI do Banestado define calendário nesta quarta-feira



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado, que investiga a evasão ilegal de divisas do Brasil, adiou para esta quarta-feira (3), às 16h, a reunião administrativa em que deve definir o calendário de suas atividades durante o mês de setembro. Esta será a primeira reunião da comissão após a ida de seus integrantes - incluindo o presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), e o relator, deputado federal José Mentor (PT-SP) - aos Estados Unidos, para realizar diligências.

Com a visita, em agosto, os parlamentares obtiveram da Procuradoria de Justiça de Manhattan, em Nova York, 270 caixas de documentos com toda a movimentação bancária da agência do Banestado naquela cidade.

Além disso, uma relação de 170 brasileiros que possuem bens não declarados ao Imposto de Renda superiores a US$ 800 mil, nos Estados Unidos, foi entregue, em Washington, ao presidente da CPI pelo representante da Receita Federal. Os integrantes da CPI visitaram ainda a comissão que investiga, no Congresso norte-americano, a lavagem de dinheiro. Eles estiveram em busca de informações sobre empresas off-shore que promoveram evasão de divisas do Brasil.

A Operação Macuco, desencadeada pela Polícia Federal, apurou a evasão de US$ 30 bilhões do Brasil entre os anos de 1996 e 1999.



02/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Banestado define calendário de setembro

CPI do Banestado volta a se reunir nesta quarta-feira

CPI do Banestado vota requerimentos nesta quarta-feira

CPI dos Transgênicos define seu calendário na quarta

Copom define nova taxa básica de juros nesta quarta-feira (18)

Copom define nova taxa básica de juros nesta quarta-feira