CPI dos Sanguessugas aprova relatório final, com sugestão de indiciamento de dez pessoas



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (14), o relatório final dos trabalhos do colegiado, com um documento composto por dois volumes e sugestão para que o Ministério Público indicie 10 pessoas por crimes diversos. No entanto, o relatório não cita, segundo Lando, qualquer ex-ministro da Saúde por falta de provas.

VEJA MAIS

O primeiro volume, com 494 páginas, mostra o resultado das investigações sobre o envolvimento do Poder Executivo com o esquema de fraudes criado para utilizar irregularmente recursos do Orçamento da União para a compra de ambulâncias com preços superfaturados. Já o segundo volume, com 487 páginas, relata as investigações complementares, bem como aspropostas de controle para impedir a má utilização de recursos públicos. Segundo o relator da CPI Mista, senador Amir Lando (PMDB-RO), são propostas necessárias para "barrar a repetição de ilícitos".

- Caso contrário, não ultrapassaríamos a mera hipocrisia, sem a receita de remédios eficientes, às vezes amargos, para combater o desperdício de recursos públicos - afirmou.

Esse relatório foi resultado da segunda fase de trabalhos da CPI Mista. Na primeira fase, foi investigado o envolvimento de parlamentares no esquema de fraudes. O relatório parcial, aprovado em agosto, resultou numa relação com o nome de 72 parlamentares - entre deputados e senadores - que, por sugestão dos membros da CPI Mista, passaram a ser investigados pelos respectivos conselhos de ética das duas Casas.

Segundo o presidente da CPI Mista, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), a comissão realizou um trabalho árduo, que já começou sob a suspeita de que "se transformaria em pizza", principalmente por se tratar de um ano eleitoral.

- A nossa CPI não terminou em pizza. Se as conseqüências não foram as que a sociedade esperava, não é da nossa responsabilidade - afirmou Biscaia.



14/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serraglio retira sugestão de indiciamento de Clésio Andrade do texto final

Relatório pede indiciamento de 115 pessoas

Relatório final sugere indiciamento dos seis envolvidos com dossiê

Relatório final pede indiciamento de Palocci, Okamotto e Waldomiro

CPI do Tráfico de Pessoas aprova relatório final com proposta de mudança na lei penal

Relatório final sugere indiciamento de mais de 100 e afirma existência do "mensalão"