CPTM: Avaliação pulmonar gratuita na Estação Brás
Fumantes e ex-fumantes poderão realizar gratuitamente o exame para diagnóstico da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)
Em 29 de agosto o Ministério da Saúde celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Essa mesma data foi escolhida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para sediar, pela primeira vez, a Campanha Respire e Viva. Trata-se de uma iniciativa que pretende detectar a DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica -, mal que afeta cerca de 5,5 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Consenso Brasileiro de DPOC.
A campanha é gratuita e oferece avaliação pulmonar por meio do exame de espirometria, além de prestar orientações à população. "Iniciativas como essa são fundamentais para a conscientização da população porque a doença, apesar de bastante comum, ainda é praticamente desconhecida", explica o pneumologista Waldomiro José Giacomini Filho, médico da CPTM e coordenador da campanha. Quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico, melhor a resposta do paciente ao tratamento.
Causada principalmente pelo hábito de fumar, a DPOC é uma alteração respiratória que pode se tornar grave. A sigla é usada para classificar tanto a bronquite crônica, quanto o enfisema pulmonar, manifestados em conjunto ou separadamente. Trata-se de um problema progressivo que se caracteriza pela presença de sintomas como tosse, produção de catarro e falta de ar. Uma das complicações é a limitação das atividades diárias. O paciente pode chegar a ter dificuldade nas rotinas básicas, como tomar banho, alimentar-se, caminhar e até conversar. "O simples ato de respirar pode se tornar um problema para quem tem DPOC", completa o especialista. De acordo com o Datasus, a doença chega a matar 30 mil pessoas por ano no País.
A lesão pulmonar causada pela DPOC é irreversível, mas os sintomas podem ser controlados, assim como o diabetes e a hipertensão. Dados publicados no European Respiratory Journal demonstram que o tratamento à base de brometo de tiotrópio interfere no curso clínico da DPOC, proporcionando redução da dispnéia (falta de ar) e possibilitando o aumento das atividades físicas e a melhora da qualidade de vida do paciente. Além da medicação, o paciente com DPOC pode ser tratado com exercícios de reabilitação pulmonar e oxigenoterapia.
Serviço
Campanha Respire e Viva
Dia: 29 de agosto de 2006 <
08/25/2006
Artigos Relacionados
CPTM: Avaliação pulmonar gratuita na Estação Brás
Estação Brás da CPTM terá avaliação pulmonar gratuita
CPTM faz avaliação pulmonar
CPTM oferece testes gratuitos de avaliação pulmonar
Estação Brás do Metrô oferece consulta gratuita de títulos de protestos
CPTM: Hip hop e DJ’s marcam evento na Estação Brás