CPTM: Estações da linha E completam seis anos



Aniversário das estações Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases é no próximo dia 28, quando CPTM completa 14 anos

Construídas nos moldes das estações do metrô, apresentam arquitetura arrojada, salas amplas e circuito interno de TV, além de todos os serviços de acessibilidade: adaptação para usuários especiais, com elevadores, escadas rolantes e bloqueio eletrônico.

Por dia, elas recebem cerca de 60 mil passageiros, sendo 7.400 embarques em Itaquera, 8.280 em Dom Bosco, 10.195 José Bonifácio e 34.390 em Guaianases.

Curiosidades

A estação Dom Bosco era chamada de Jacu-Pêssego. Jacu por causa do rio sobre o qual foi construída - e que hoje está localizado no canteiro da av. Nova Trabalhadores, e Pêssego pela grande quantidade de produtores japoneses que cultivavam o fruto na região.

Outra curiosidade sobre a estação é a sua construção, em formato de cruz. Dizem que alguns padres teriam sugerido o nome Dom Bosco a Lila Covas, esposa do então governador Mário Covas. Mas, a verdade é que o projeto data da época do ex-governador Orestes Quércia e j

05/25/2006


Artigos Relacionados


Trens: Estações da Linha D da CPTM completam 139 anos

Transportes Metropolitanos: Estações Hebraica-Rebouças e Berrini da CPTM completam seis anos

CPTM: Paradas da extensão da Linha B completam 21 anos

CPTM: Paradas da extensão da Linha Itapevi - Júlio Prestes completam 21 anos

Metrô: Estações Carrão e Penha completam 20 anos de operação

Metrô: Estações Carrão e Penha completam 20 anos de operação