CPTM expõe Arte Coletiva e celebra centenário da Imigração Japonesa



Mostra no Espaço Cultural CPTM fica em cartaz até 4 de julho

Comemora-se neste ano o centenário da imigração japonesa para o Brasil, e com ele muitas festividades têm surgido para comemorar esta importante integração entre brasileiros e japoneses. Atenta ao fato, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), lançou a exposição Arte Coletiva, no Espaço Cultural CPTM, no Brás, organizada pelo artista plástico Roberto Ceccolini.

A exposição é feita por meio de um novo conceito de arte com imagens, reunindo coletivamente vários artistas e abrangendo um longo período da história do Japão. As obras começam com o Ikebana, antiga arte japonesa, inspiradas na coletividade do Ukiyo-e (estampa japonesa), utilizando as cores como Ogata Korin, importante pintor japonês que influenciou a arte européia e pintores impressionistas de seu tempo.

As obras são feitas em várias etapas, em que os artistas se revezam na seqüência em que a arte coletiva é feita. Primeiro é feito um arranjo floral ikebana, que é fotografo por uma câmara digital Nikon. Em seguida é feita uma aquarela e, dela outra foto digital. O resultado final dessa mistura de arte com imagens, mostra um resultado interessante em que as cores se sobressaem nas obras.

A exposição Arte Coletiva ficará no Espaço Cultural CPTM até o dia 04 de julho.

Da CPTM

C.C.

 



06/21/2008


Artigos Relacionados


Espaço Cultural CPTM comemora o centenário da imigração japonesa

CASA homenageia Centenário da Imigração Japonesa

Exposição homenageia centenário da imigração japonesa

Senadores homenageiam centenário da imigração japonesa

USP faz mostra de filmes sobre o Centenário da Imigração Japonesa

Comemoração do centenário da imigração japonesa segue até dezembro