CPTM: intervalo entre trens ficou menor fora do horário de pico
Redução vale para todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, entre 8h30 e 17 horas
As composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) circulam desde sábado (12) com menor intervalo de tempo fora dos horários de pico. A diminuição vale para todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, entre 8h30 e 17 horas.
Nas linhas A (Luz – Francisco Morato), D (Luz – Rio Grande da Serra), B (Júlio Prestes – Itapevi) e F (Brás – Calmon Viana), o tempo de espera nas plataformas caiu de 15 para 12 minutos, redução de 20%. Aos sábados, domingos e feriados, a espera baixou de 20 para 15 minutos, menos 25%.
Na linha E (Luz – Estudantes), os intervalos serão ainda menores: de 12 para 10 minutos, nos dias úteis. Nos sábados, domingos e feriados, a redução será de 40%, com o tempo de espera baixando de 20 para 12 minutos.
Os intervalos menores no horário das 8h30 às 17 horas representam aumento médio na capacidade de transporte (oferta de lugares) de 12% para dias úteis, 21% aos sábados e 34% aos domingos e feriados.
Esse esquema de circulação é o mesmo adotado no mês de dezembro, quando as compras de fim de ano provocam aumento no fluxo de passageiros. As medidas exigem grande mobilização das equipes das áreas de operação e manutenção para que a regularidade e confiabilidade do sistema sejam garantidas.
Na Linha C-Esmeralda, até o dia 31, o tempo de espera será elevado num trecho que compreende três estações (Socorro, Jurubatuba e Autódromo), em virtude de obras de modernização da via. O intervalo subirá de 8 minutos, em média, para 14 minutos, durante a operação comercial.
Entre Osasco e Socorro, o intervalo não será alterado. Nesse percurso, a circulação de trens será feita alternadamente: um trem sai de Osasco, seguindo até Socorro, para retornar dali, e outro sai de Osasco e segue viagem até Jurubatuba, sucessivamente.
A redução do tempo de espera na Linha C-Esmeralda ocorrerá a partir de fevereiro, quando serão adotados os mesmos intervalos praticados na Linha E (10 minutos, fora do horário de pico nos dias úteis, e 12 minutos aos sábados, domingos e feriados).
SERVIÇO
Mais informações, no site www.cptm.sp.gov.br ou pelo
Serviço de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121
Da CPTM
(I.P.)
01/16/2008
Artigos Relacionados
Obras vão reduzir intervalo entre trens da CPTM
Obras vão reduzir intervalo entre trens da CPTM
Obras de modernização diminuem intervalo entre os trens da Linha 8-Diamante da CPTM
Maria do Rosário defende circulação de trens no horário de pico
CPTM altera intervalo de trens
CPTM altera intervalo de trens