CPTM: Obras modernizam Estação Jurubatuba
As obras fazem parte da extensão da Linha C
Em pleno andamento, as obras de extensão da Linha C (Osasco/Jurubatuba até Grajaú) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já dão as dimensões das melhorias que promoverão no transporte de moradores de bairros como Interlagos, Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros e Grajaú.
A modernização da Estação Jurubatuba e a construção de três novas estações: Autódromo, Interlagos e Grajaú ampliarão em 8,5 km o percurso da linha, que vai cortar 32,8 km do extremo sul da Capital. Com isso, serão transportados mais de 45 mil passageiros, além dos atuais 90 mil atendidos diariamente.
Na unidade de Jurubatuba são investidos R$ 3.859.585,10 em obras civis e R$ 6.996.893,38 em sistemas. Os serviços contemplam a renovação da via permanente, extensão da plataforma 1 e sua cobertura, construção da plataforma 2, de novos banheiros públicos e para deficientes, a instalação de elevadores, salas operacionais, bilheterias à prova de bala e aplicação de piso podotátil. Tudo isso, respeitando a NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Urbanização e paisagismo
O atual estágio das obras já mostra como ficará a nova fachada da Estação Jurubatuba. Um trabalho de preservação reveste os pilares e as paredes da entrada com tijolos aparente no mesmo padrão da arquitetura original. Parte da reurbanização, as novas calçadas e passeios para facilitar o acesso de pedestres à unidade já estão em execução. Em breve será refeito todo o jardim.
Plataformas
A nova Plataforma 2 tem 80% de sua obra civil concluída. Com a laje terminada, começou a fase final de concretagem das armações de ferro dos pilares e vigas, que receberão a estrutura metálica da cobertura. Luminárias de fibra de vidro e policarbonato serão instaladas para oferecer maior luminosidade. Blindado, o modelo escolhido apresenta maior vida útil.
O prolongamento da Plataforma 1, em 60 metros, permitirá a circulação de composições com 12 carros, em intervalos de três minutos, ante os atuais trens de quatro carros com paradas a cada 7 minutos nos horários de pico. Seus pilares e vigas, em concreto, estão prontos, assim como a nova cobertura metálica. A antiga foi recuperada por meio de raspagem, jateamento, pintura e colocação de novas telhas de alumínio.
Com o término da instalação subterrânea do novo banco de duto para a passagem de cabos e da borda de granito levigado (acabamento antiderrapante), a plataforma 1 receberá a aplicação do piso podotátil de borracha. A previsão é de o serviço esteja concluído até a primeira quinzena de maio, como os demais itens de acessibilidade para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida: rampas, elevadores, corrimãos e banheiros especiais.
Via Permanente
Ao longo da estação, 500m de via permanente são renovados com a instalação de dormentes de concreto, 250m em cada uma delas. Em 15 dias, terá início a implementação de uma terceira via, com 1.500m, a fim de levar os trens ao novo pátio de Jurubatuba, cuja construção está inclusa no projeto de extensão da Linha C.
Acessos
Para o acesso ao futuro mezanino e à plataforma 1, duas escadas fixas estão em construção. Já foram concluídas 60% das obras de concretagem das paredes do elevador hidráulico da plataforma 2. Um segundo elevador será instalado no saguão de entrada da estação. O equipamento requer menor espaço para casa de máquinas e consumirá menos energia. A previsão é de que esses serviços sejam terminados este mês. Em maio, chegam as peças para montagem da estrutura metálica que ligará as duas plataformas (1 e 2).
Salas operacionais/administrativas
O acabamento e as instalações elétrica e hidráulica das salas operacionais /administrativas como bilheteria à prova de bala, sala de renda, sala de maquinistas, refeitório, banheiros de funcionários e de pessoas com deficiência encontram-se em ritmo acelerado. Todos os banheiros da estação também passarão por reformas. Os ambientes têm caixilhos prontos para receber as novas janelas e vidros.
As obras civis das salas técnicas e da subestação, que abrigarão os novos transformadores de energia, quadros de distribuição e o grupo gerador diesel, estão em fase de finalização. Recém-instalada, a caixa d'água subterrânea da estação obedece às novas normas de prevenção de incêndio.
Sistemas
A remodelação da unidade de Jurubatuba inclui a entrega das obras com modernos sistemas elétrico, eletrônico, de sinalização, de telecomunicações e equipamentos de geração e transformação de energia, em funcionamento.
É importante salientar que o projeto e sua execução foram desenvolvidos para oferecer confo
04/20/2006
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