CRA debate descumprimento de prazo de registro de agrotóxicos



O descumprimento do prazo legal para registro de agrotóxicos levou o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) a pedir audiência pública sobre a questão, que acontece neste momento na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Além de justificar o pedido, Gilberto Goellner já sugeriu, no requerimento, a participação do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, e de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o parlamentar, a Lei dos Agrotóxicos (Lei 4.974/02) estabelece que os órgãos federais competentes deverão realizar a avaliação técnico-científica do produto, para fins de registro ou de sua revalidação, até 120 dias após esse pedido ser protocolado. Gilberto Goellner alertou que eventuais atrasos nesse processo podem inviabilizar empreendimentos e investimentos no setor.

"O conhecimento da tramitação e do tempo médio necessário para analisar um processo de pedido de registro pode auxiliar na identificação de eventuais gargalos administrativos procrastinadores do processo", argumentou o senador pelo Mato Grosso, na justificação do requerimento.



06/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA pode autorizar o registro de agrotóxicos genéricos

Anvisa realiza workshop sobre registro de agrotóxicos

Anvisa divulga lista de análise de registro de agrotóxicos

Anvisa propõe novas exigências para registro de agrotóxicos

Anvisa publica novos critérios para registro de agrotóxicos

Técnicos detalham regras sobre registro de agrotóxicos para fruticultura