CRE analisa indicação de embaixadores pelo presidente



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se nesta terça-feira (6), às 11h30, para apreciar pauta de 14 itens, entre os quais três mensagens presidenciais indicando diplomatas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pleiteia autorização do Senado para empossar Tilden José Santiago como embaixador junto a Antígua e Barbuda, ele que já dirige a embaixada brasileira em Cuba; Leda Lúcia Martins Camargo, para, cumulativamente com o cargo de embaixadora do Brasil junto a Moçambique, exercer também o comando da embaixada de Seicheles; e Márcio Araújo Lage para chefiar a embaixada do país na Namíbia.

Também estão relacionados na pauta da CRE dois projetos de decreto legislativo de acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro. Um deles (PDL 603/04), que tem parecer favorável do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), foi assinado com a Nova Zelândia e trata da isenção parcial de vistos. O outro (PDL 604/04), firmado com Portugal e que também tem parecer favorável do relator, senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), trata do exercício de atividades remuneradas por parte de dependentes do pessoal diplomático consular, administrativo, técnico e de apoio ou serviço.

Os senadores também deverão se posicionar a respeito de dois projetos de lei, um projeto de resolução e seis requerimentos. Projeto de lei (PLS 189/03) apresentado pelo presidente da CRE, senador Eduardo Suplicy (PT-SP) define os objetivos, métodos e modalidades da participação do governo brasileiro em negociações comerciais multilateriais ou bilateriais. Na reunião anterior da comissão o senador Jefferson Péres (PDT-AM) fez a leitura do parecer favorável, com uma emenda.

Outro projeto (PLS 398/03), da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), cujo parecer favorável foi lido na última reunião da CRE pelo senador Eduardo Azeredo, altera o Código Eleitoral para permitir o voto ao eleitor que se encontra no exterior nas eleições para governador, vice-governador e senador. Entre os requerimentos, três deles apresentam congratulações ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória brasileira na Organização Mundial do Comércio contra os subsídios norte-americanos ao algodão.



02/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE analisa indicação de embaixadores

CRE analisa indicação de embaixadores

CRE ANALISA INDICAÇÃO DE EMBAIXADORES

CRE analisa indicação de embaixadores

CRE analisa indicação de embaixadores

CRE ANALISA INDICAÇÃO DE EMBAIXADORES