CRE aprova nomes de embaixadores para a Tunísia e o Mali
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (17), mensagem presidencial indicando o ministro de primeira classe da carreira diplomática Elim Saturnino Ferreira Dutra para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República da Tunísia. Aprovou também a indicação do diplomata de carreira Jorge José Frantz Ramos para exercer o cargo junto à República do Mali.
No parecer favorável à indicação de Elim Dutra, o senador Virgínio de Carvalho (PSC-SE) ressaltou a grande competência e a experiência do diplomata, que serviu como embaixador em Estocolmo (Suécia) e no Cairo (Egito), tendo chefiado numerosas delegações em reuniões internacionais no Canadá e no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Em relação à Tunísia, o senador por Sergipe ressaltou haver tradição de relações cordiais com o Brasil, reforçada pelo fato de o país abrigar dez milhões de descendentes de árabes. Também conta pontos, segundo Virgínio de Carvalho, uma conjuntura econômica favorável ao aumento e à diversificação do intercâmbio comercial.
Ao falar sobre seu novo cargo, Elim Dutra ressaltou que o Brasil, por ser um global-trader(comerciante global), está interessado em dinamizar seu comércio com todos os países do mundo - "porque é a soma das partes que forma o todo", usando no continente africano a mesma estratégia da China. O diplomata considerou haver muito espaço para intensificação das relações Brasil-Tunísia.
Mali
No parecer favorável à mensagem de indicação de Frantz Ramos, o senador Mão Santa (PMDB-PI) observou que ele será o primeiro embaixador brasileiro a residir em Bamako, capital do Mali, dentro da diretriz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dinamizar as relações do Brasil com os países africanos.
Ao falar sobre Mali, o futuro embaixador comentou que a Organização das Nações Unidas (ONU) o coloca na lista dos dez países mais pobres do mundo. Assim, considerou que o Brasil pode contribuir muito na cooperação técnica agrícola em áreas de cerrado e semi-árido, uma vez que a desertificação é um dos maiores problemas enfrentados pelo país africano, por sua proximidade do deserto do Saara.
O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) aplaudiu a decisão do governo de indicar para exercer o cargo de embaixador nesses países africanos dois diplomatas que considera qualificados, eruditos e comprometidos com a moderna diplomacia brasileira.
17/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova embaixadores para Tunísia e São Cristóvão e Névis
Aprovadas indicações para o Cade e para embaixadas no Mali e na Tunísia
CRE APROVA NOMES DE EMBAIXADORES PARA A BOLÍVIA E SENEGAL
CRE APROVA NOMES DE EMBAIXADORES PARA EGITO E COSTA RICA
Plenário aprova nomes de embaixadores e de indicado para a Anatel
Vão a Plenário indicações de embaixadores para Tunísia e São Cristóvão e Névis