CRE debaterá com embaixador da Bolívia a situação de corintianos presos
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou na quinta-feira (26) requerimento dos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) para que seja realizada uma audiência com o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Talavera. Na pauta, a busca de soluções para a situação dos 12 torcedores corintianos presos em Oruro após a partida entre San José e Corinthians no dia 20 de fevereiro.
Eles foram presos pela polícia sob a alegação de envolvimento na morte de Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador que teria sido disparado pela torcida brasileira. Em março, o presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), visitou os torcedores em Oruro e relatou que os brasileiros estão com a integridade física ameaçada por dividirem espaço com diversos criminosos no presídio, que está superlotado.
Também será debatida a situação do senador boliviano Roger Pinto Molina, asilado há um ano na embaixada brasileira em La Paz. O parlamentar é crítico e opositor do governo do presidente Evo Morales. Segundo Alvaro Dias, a prisão dos brasileiros na Bolívia pode ser um revide do governo boliviano pelo fato de o Brasil ter concedido asilo político ao senador boliviano.
- A prisão dos brasileiros me parece ser revide ao acolhimento na Embaixada do Brasil do senador Roger Pinto que denuncia o governo Morales, inclusive de participação no narcotráfico. São 12 brasileiros que estão a meu ver sequestrados, de forma absolutamente arbitrária – disse o autor do requerimento.
A data para o encontro será agendada com a Embaixada da Bolívia no Brasil.
26/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy pede informações sobre corintianos presos na Bolívia
Alvaro Dias quer ouvir embaixador da Bolívia sobre torcedores presos
Situação de torcedores brasileiros presos na Bolívia será debatida com Patriota
Vídeo | Senadores acompanham na Bolívia situação de torcedores brasileiros presos
Embaixador da Bolívia discute situação do país com senadores
Patriota: Brasil age com firmeza no caso dos torcedores presos na Bolívia