Creches vão ser beneficiadas também pelo salário-educação



Os recursos recolhidos por empresas a título de salário-educação poderão ser estendidos também para o ensino infantil, segundo prevê proposta de emenda à Constituição aprovada nesta quarta-feira (dia 29), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). A proposta, de autoria do senador Ricardo Santos (PSDB-ES), obteve parecer favorável do relator, senador Osmar Dias (PDT-PR).

Osmar Dias disse que o salário-educação, segundo norma constitucional em vigor, é uma fonte adicional de financiamento do ensino fundamental. O objetivo da proposta - explicou - é ampliar o benefício também para a educação infantil, uma vez que a rede pública não consegue atender a toda a demanda existente no País.

Apenas 60% das crianças de quatro a seis anos no Brasil, freqüentam a pré-escola , segundo Osmar Dias, que assinala ainda que as creches acolhem menos de 10% das crianças de zero a três anos de idade.

- Além do reduzido número de vagas, a qualidade dos serviços oferecidos é preocupante, em vista das instalações precárias e do material pedagógico inadequado. Cerca de 16% das crianças que recebem educação infantil são atendidas em instalações adaptadas e apenas 24% das creches têm fraldários - frisou o relator.

A aplicação dos recursos do salário-educação na educação infantil vai contribuir, segundo Osmar Dias, para ampliar a oferta de vagas e reduzir as deficiências na qualidade da educação a que têm direito as crianças de zero a seis anos de idade.

Os recursos do salário-educação são repartidos na proporção de um terço para a União e dois terços para os estados, que distribuem seus recursos com os seus municípios, levando em conta o número de escolas e de alunos matriculados.

A emenda constitucional aprovada nesta quarta-feira pela CCJ, segundo Osmar Dias, não vai resolver completamente o problema de vagas para o ensino infantil no País e nem as deficiências pedagógicas e materiais das creches. Entretanto - assinala - dará grande contribuição à melhoria daquela faixa de ensino.



29/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mais quatro escolas estaduais são beneficiadas pelo programa Vista uma Criança, Invista na Educação

Mais de 22 mil famílias serão beneficiadas pelo MDA

Governo inaugura estradas beneficiadas pelo Pró-Vicinais em Bastos

Primeiras cidades beneficiadas pelo PNBL serão conectadas até junho

Mais de 6 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Time do Emprego em 2013

1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas pelo Trevão de Ribeirão Preto