Cresce 0,2% em janeiro a demanda das empresas por crédito, aponta Serasa
O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito registrou aumento de 0,2% na busca das empresas por crédito em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (17).
Já na comparação de janeiro com dezembro de 2013, houve alta de 6,0% na procura das empresas por crédito devido à maior quantidade de dias úteis neste primeiro mês do ano relativamente a dezembro (23 contra 21).
Na análise por setor, indústria lidera com alta de 6,1%, seguida do setor de de serviços, com 2,4%. No comércio, houve queda de 3%, na comparação entre os meses de janeiro.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta dos juros e do dólar e as incertezas dos empresários quanto ao cenário econômico para 2014 foram os fatores que mantiveram praticamente estável a busca das empresas por crédito neste início de ano.
Análise por porte
Houve crescimento de 9,9% na demanda das grandes empresas por crédito em janeiro de 14 comparativamente ao mesmo mês do ano passado.
Por outro lado, as médias empresas acusaram recuo de 3,1% na busca por crédito ao passo que nas micro e pequenas empresas a alta da demanda por crédito foi de apenas 0,3% no primeiro mês de 2014 contra janeiro de 2013.
Análise por região
Os melhores desempenhos regionais no primeiro mês de 2014 foram verificadas no Centro-Oeste e no Nordeste, ambas as regiões com altas de 2,4%. No Sudeste, houve crescimento de 0,4% e, no Norte, não houve variação.
O Sul foi a única região que registrou recuo da demanda empresarial por crédito neste início de ano, com queda de 2,6%.
Fonte: Portal Brasil com informações da Serasa Experian
17/02/2014 18:03
Artigos Relacionados
Demanda de empresas por crédito cresce menos do que no ano passado, aponta Serasa
Demanda das empresas por crédito em 2011 cresceu 2,3%, aponta Serasa
Demanda das empresas por crédito registra alta de 2,9% no acumulado do ano, aponta Serasa
Demanda do consumidor por crédito cai 10,7% em setembro, aponta Serasa
Demanda por crédito diminui em ritmo lento, aponta Serasa
Demanda das empresas por crédito cai 4,2% de setembro para outubro, diz Serasa