Cresce número de visitantes no Museu Casa dos Ottoni (MG)



O museu Casa dos Ottoni/Ibram, situado na cidade do Serro (MG), recebe mais visitantes a cada temporada. Nos últimos 3 anos, o crescimento foi de 30%. O resultado vem de pesquisa realizada pela equipe do museu a partir de dados de visitação do triênio 2011-2012-2013.

De acordo com o levantamento, o público total do museu em 2011 foi de 2.562 visitantes; em 2012, o número aumentou para 3.297; e, em 2013, chegou a 4.585 visitantes.

O levantamento mostra que houve picos de visitação, em todos os anos pesquisados, durante as temporadas, mas também um crescimento sustentado distribuído ao longo do ano. Os números são mais expressivos próximos a eventos como a Semana de Museus – em comemoração ao Dia Internacional de Museus - em maio, e a Primavera dos Museus – comemorando a chegada da estação do ano - em setembro.

A pesquisa também revela que houve uma boa visitação de turistas estrangeiros no período, sendo a maioria deles da França (26%), Estados Unidos (23%), Alemanha (15%) e Espanha (10%).

Quanto à escolaridade, a grande maioria dos visitantes do museu possui apenas Ensino Fundamental (44%), proporção seguida pelo Ensino Médio (24%), Ensino Superior (24%) e Infantil (8%). 

O museu abriga acervo composto de mobiliário antigo, fotografias, pinturas, lampiões e pequenos objetos do cotidiano, além de livros e documentos históricos, como o importante arquivo do Senado da Câmara do Serro (séculos XVIII e XIX). 

Fonte: 

Instituto Brasileiro de Museus



17/02/2014 14:42


Artigos Relacionados


Museu Casa dos Ottoni (MG) fecha para obras na próxima quarta (12)

Número de visitantes da Bienal do Livro do Rio de Janeiro cresce 5% em 2011

Cresce o número de visitantes nos parques naturais de Minas Gerais

“Um Novo Cardume” encanta os visitantes no Museu da Casa Brasileira

País recebe número recorde de visitantes argentinos

Alemanha é o terceiro país com maior número de visitantes ao Brasil