Criação da Procuradoria do TCU tem segunda sessão de discussão



O Plenário realizou nesta quinta-feira (18) a segunda sessão de discussão, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC nº 39/2001) que cria a Procuradoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Pela proposta, a consultoria jurídica e a representação legal do TCU serão exercidas por procuradores pertencentes ao seu quadro funcional. Hoje, cabe a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional executar judicialmente dívidas resultantes de decisões do TCU.

A medida também atingiria os tribunais de contas dos estados e municípios. Substitutivo à PEC aprovado na CCJ conferiu status constitucional aos advogados pertencentes ao quadro funcional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para exercer a defesa judicial da respectiva Casa.

Também foi discutida - terceira sessão em discussão em primeiro turno - a PEC nº 7/2003, que altera tramitação de vetos presidenciais. Pelo texto, os vetos do presidente da República a projetos de lei serão apreciados em reuniões separadas das duas Casas do Congresso. A proposta determina também que o início da tramitação do veto se dê, alternadamente, na Câmara e no Senado Federal, com prazo de 30 dias em cada Casa. Finalizado o prazo, o veto é incluído na ordem do dia. A pauta fica trancada na Casa onde estiver tramitando, até a votação final. O quórum para rejeição é a maioria absoluta, em votação secreta. Hoje, o veto presidencial é votado em sessão conjunta do Congresso Nacional.

A PEC nº 72/1999, que flexibiliza o monopólio estatal sobre a produção de radioisótopos utilizados em medicina nuclear, foi outra proposta discutida. Pela proposta, a União poderá autorizar empresas privadas a produzir e comercializar radioisótopo de meia-vida até 120 minutos (perdem metade de sua radiatividade em até 120 minutos). Esse material radiativo é muito utilizado na medicina nuclear em exames para diagnosticar doenças. Hoje, somente a União pode produzi-lo.



18/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney abre segunda sessão de discussão do CPP

Senado realiza segunda sessão de discussão do novo CPP

Plenário inicia segunda sessão de discussão do novo CPC

Encerrada segunda sessão de discussão de PECs da reforma política e precatórios

Sarney abre segunda sessão de discussão de PECs da reforma política

CCJ aprova criação da Procuradoria da Mulher do Senado