Criação de parque de ciência no Pará tem apoio do governo federal
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai apoiar a criação do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT Tapajós), no oeste do Pará. O anúncio oficial será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, em Belém e Santarém, durante visita do ministro Aloizio Mercadante ao estado.
O apoio ao projeto foi acertado durante reunião em Brasília, na sede do MCTI, na terça-feira (8). O ministro Aloizio Mercadante recebeu o vice-governador do Pará e secretário especial de Gestão, Helenilson Pontes.
Orçado em R$ 47 milhões públicos e privados, o PCT Tapajós abrigará, em uma área de 11 mil metros quadrados, uma incubadora e um condomínio de empresas de base tecnológica. Mercadante comentou que a iniciativa é estratégica e sintonizada com as prioridades do governo federal, e garantiu apoio também à implantação de uma série de outros projetos que podem “gerar desenvolvimento econômico e tecnológico e empregos para a população amazônica”.
Potencial
O Instituto Butantan já está presente na região, ressaltou o ministro, mostrando o potencial da região do Tapajós para abrigar projetos na área de ciência e tecnologia. O centro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), segundo ele, terá como base o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec).
O ministro falou ainda sobre a proposta de criação de “cinturões digitais” de fibra óptica para impulsionar os parques tecnológicos na região de Santarém. “Basta que a bancada paraense apresente emendas nesse sentido e o apoio do ministério será total”, afirmou.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
10/11/2011 12:15
Artigos Relacionados
Zambiasi diz que governo federal garante 'Rodovia do Parque' e outra ponte para Porto Alegre
Botelho quer mais apoio de governo federal para aposentados
Governo federal investe na criação de cursos para o campo
Governo federal promete maior apoio para atender imigrantes haitianos no Amazonas
Quilombolas do Maranhão recebem apoio do governo federal
Tenistas recebem apoio inédito do governo federal