Cristovam Buarque lança jornal com ideário de educação para todos



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) registrou nesta sexta-feira (27), da tribuna do Plenário, o lançamento do jornal O Educacionista, que traz como ideário a conquista de uma escola igual, e de qualidade, para todos os brasileiros. Ele disse que as estatísticas mostram haver 95% a 98% de crianças matriculadas no Brasil, mas não destacam que há 5% ou 2% que não foram sequer matriculadas.

- E o que dizer dos trinta e cinco por cento de alunos que não terminam o segundo grau? E será que os alunos que concluem têm qualidade educacional? No Brasil, o BNDES investiu oitenta bilhões de reais durante o ano passado. No entanto, dizem não haver dinheiro para dar educação de qualidade a todos os brasileiros - questionou.

Segundo Cristovam, O Educacionista, lançado na noite de quinta-feira (26), defende idéias utópicas, como a necessidade de as escolas do filho do rico e do filho do pobre serem igualmente boas.

- Muitos se esquecem de que desenvolvimento econômico pode ser a base dos sonhos, mas o que realmente realiza os sonhos é a educação - destacou.

O senador pelo DF afirmou ser triste saber que de 13 a 16 milhões de brasileiros são incapazes de ler o slogan da própria bandeira brasileira. Segundo ele, "se alguém chegasse ali e misturasse as letras de Ordem e Progresso, um analfabeto continuaria achando que a bandeira ainda era aquela". Cristovam informou que uma análise nesse sentido encontra-se entre as matérias de O Educacionista.

Para Cristovam, a educação deve ser um movimento amplo e sem orientação político-partidária, como foi, no século 19, o movimento abolicionista que teve êxito justamente por isso. Ele reconheceu, porém, que faltou completar a abolição da escravatura com um decreto dizendo que a escola dos ex-escravos precisaria ser a mesma dos ex-donos de escravos. Para ele, com a mesma educação, haveria igualdade de acesso ao conhecimento e isso traria a igualdade entre todos os brasileiros.

O senador afirmou que, nos dias de hoje, permanece um grande desafio: convencer o pobre de que a educação de seus filhos é tão importante quanto a qualidade da alimentação que recebe. Ele conclamou os entusiastas da melhoria do ensino no Brasil a se reunirem e lutarem por esse objetivo.

Para Cristovam Buarque, isso pode ser feito, mas somente com 20 ou 30 anos de esforços será possível ter algum progresso verdadeiro. O jornal, informou o senador, visa a ser um elemento de aglutinação de iniciativas, a partir da defesa de melhores condições para os professores da educação de base, incluindo melhor remuneração e avaliação em sua formação.



27/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque lança blog

Cristovam Buarque quer recursos do petróleo e etanol para a educação

Cristovam Buarque critica insensibilidade do governo para assuntos da educação

Cristovam Buarque reúne ideias para proposta de federalização da educação

Cristovam Buarque sugere mais educação para mudar modelo de desenvolvimento

Gastos com estádio em Brasília pagariam 12 anos de educação para 15 mil crianças, diz Cristovam Buarque