Cristovam Buarque reúne-se com secretários argentinos de educação



O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), reuniu-se nesta segunda-feira (7) com um grupo de secretários de Educação da Argentina. A reunião foi promovida pela Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal e pela a Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana.

O grupo visitou escolas públicas que estão implantando o programa Ciência em Foco, do governo do Distrito Federal, com o objetivo de aproximar o aluno do Ensino Fundamental da matéria de Ciências.

Cristovam Buarque disse às autoridades argentinas da área que, apesar do esforço que o Brasil vem fazendo para elevar o nível de educação nas escolas públicas, a Argentina ainda pode ser considerada um país mais desenvolvido nesse setor.

O senador salientou que o nível de instrução na Argentina é mais elevado do que no Brasil, o que permite aos pais, naquele país, prestar auxílio aos filhos nessa área.

- No Brasil, um dos maiores problemas é que os pais não têm educação formal, então eles não conseguem auxiliar os filhos. Eles já melhoraram, mas ainda não estão bem - disse o senador, defendendo um esforço conjunto dos dois países, por acreditar que muito pode ser feito por meio de um intercâmbio nessa área.

Além do secretário de Educação do DF, José Luiz Valente, estavam presentes na reunião, Walter Grahovac e Délia Provinciali, da Província de Córdoba; Silvia Rojkes de Temkin e Daniel Ammar, da Província de Tucumán; Daniel H. Belinche, da Província de Buenos Aires; e Ignácio Hernaiz, chefe da Unidade de Programas Especiais do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Nação.



07/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque reúne ideias para proposta de federalização da educação

A educação é o motor do progresso, diz Cristovam Buarque

Cristovam Buarque é homenageado na Comissão de Educação

Cristovam Buarque defende a federalização da educação de base

Cristovam Buarque defende federalização da educação de base

Cristovam Buarque defende federalização da educação básica