Cristovam comemora aniversário do PDT



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (26) para parabenizar o PDT pela passagem do aniversário do partido, comemorado no último dia 12. Na ocasião, o parlamentar lembrou que a saga do partido deve muito a Getúlio Vargas, responsável, segundo Cristovam, por duas grandes mudanças no Brasil: a transformação de um país rural numa nação industrial e de um país que tratava sindicalismo como uma questão de polícia para um país onde essa questão passou a ser da sociedade.

- Esses foram dois saltos fundamentais dados pelo velho PTB, que é a matriz do PDT - afirmou Cristovam.

O senador lembrou ainda que o PDT já previa, na sua constituição, por meio da Carta de Lisboa, que o fundamental não é a igualdade, mas sim o fim da exclusão e das necessidades essenciais.

- O que a gente tem de garantir é que todos tenham igualdade de oportunidades. Isso não significa ter o mesmo carro, a casa do mesmo tamanho ou freqüentar a mesma universidade, mas, sim, que todos tenham a oportunidade de ter tudo isso: crescer com talento e persistência - destacou.

Educação

Cristovam afirmou ainda que o PDT sempre viu a educação como um dos caminhos para se buscar a igualdade de oportunidades. O senador aproveitou a ocasião para elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo o parlamentar, teria dito, em discurso, que a educação básica é o caminho para se acabar com muitos problemas.

- Poucas vezes o presidente Lula falou de educação básica em seus discursos. Mas ele afirmou que a educação básica é o caminho, inclusive, para se acabar com a violência, e isso não é verdade, pois a educação não é o caminho para se acabar com a violência hoje, porque ela só resolve o problema daqueles que ainda são suficientemente jovens e ainda podem ser desviados da violência - afirmou o senador.

Em aparte, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) afirmou que é preciso federalizar a educação para garantir um caixa único com o objetivo de atender todo o ensino básico e distribuir melhor os recursos. Paulo Paim (PT-RS) cumprimentou Cristovam pela lembrança do aniversário do PDT e Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou que Leonel Brizola foi "o grande herói" do PTB.

26/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam saúda aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cristovam lembra 20º aniversário da Constituição e diz que Brasil ainda não é uma nação

Mostra no MAC da USP comemora aniversário de SP

Biológico comemora 81º aniversário com certificação

CIC Norte comemora aniversário com 10 mil atendimentos

Alckmin comemora 5º aniversário do Qualis