Cristovam diz que Brasil enfrenta retrocesso em diversos setores



"Estamos involuindo!" foi a frase repetida diversas vezes pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (1º). O senador disse que o Brasil dos dias de hoje enfrenta retrocesso em diversos setores, principalmente quanto ao desenvolvimento econômico e social. Ele disse temer que a atual geração deixe de herança para as futuras gerações a palavra "involução", e não a palavra "desenvolvimento".

Cristovam lembrou que o Brasil apresentou nos últimos anos taxas de crescimento econômico sucessivamente inferiores às de vários outros países. Para o senador, o agravamento dos casos de corrupção também apontam para uma involução no combate a esses crimes. Ele apontou ainda a "franca involução" de seguimentos da infra-estrutura nacional como as estradas, a geração de energia e a aviação. Para Cristovam, o principal "símbolo da tragédia brasileira" é a violência.

- Vivemos a tragédia da violência, prova de uma grande involução, de um retrocesso no nosso projeto de civilização - lamentou.

Na avaliação do senador, há retrocesso também nas área de ciência e tecnologia e na educação, bem como na oferta de empregos e nos movimentos de jovens e estudantes.

- Vamos reconhecer que nós temos culpa - os políticos mais velhos deste país - porque nós involuímos. Quando vocês lerem os discursos do Senado de 30 anos atrás e compararem com os discursos que fazemos hoje verão que involuímos - afirmou.

Na interpretação de Cristovam, chegou a hora de todos os brasileiros analisarem esses retrocessos, como o baixo crescimento, "o acomodamento do governo", a corrupção e a violência.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) citou o ex-presidente e ex-senador Juscelino Kubitschek e disse achar melhor os brasileiros serem otimistas, apesar das dificuldades.



01/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam: Brasil precisa acordar para resolver as crises que enfrenta

Brasil vive 'apagão invisível' em vários setores, diz Cristovam Buarque

Alto Tietê tem 682 vagas de emprego em diversos setores

Novos centros promoverão pesquisa em setores diversos no Maranhão

Mercadante comemora crescimento das vendas em diversos setores da economia

Chega ao Senado MP que concede incentivos fiscais de R$ 3 bi a diversos setores da economia