Cristovam: é necessário defender o Senado



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) destacou, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (3), ser necessário defender o Senado, por questões que considera fundamentais e que vão muito além da crise momentânea da ética. Ele disse acreditar que a crise vai passar, mas que precisa ser resolvida para que a Casa volte a ser respeitada.

- Eu vim falar da autonomia do Senado, da necessidade de que defendamos o Senado por três razões que eu quero colocar: porque eu faço parte do Senado, porque eu sou um democrata, e porque eu sou um brasileiro - afirmou o senador.

Cristovam disse acreditar em um país cuja estrutura é federal e observou que, sem um Senado forte, não será possível ter respeito aos estados. Um país unicameral, explicou ele, dá todo poder aos estados grandes e passa por cima dos pequenos.

Ele disse que, como democrata, considera que a existência de duas Casas permite a revisão das decisões de uma por outra, evitando erros. Como membro da instituição, Cristovam declarou querer ter orgulho do Senado, e isso, em sua opinião, exige autonomia em relação aos outros Poderes da República.

Para o senador, a realidade está levando ao enfraquecimento do Legislativo e é preciso lutar pelo fortalecimento desse poder.

- Hoje nós somos um poder imprensado entre dois, entre o Poder Judiciário, com suas leis, e o Poder Executivo, com suas medidas provisórias. Nós temos que lutar pela nossa autonomia. Não podemos deixar que haja interferência nesta Casa - ressaltou.

Educação

Cristovam disse também lamentar o fato de que o Ministério da Educação, segundo teria afirmado o ministro Fernando Haddad, não terá condições de aplicar todos os recursos que o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) liberaria. Na opinião do senador, o governo federal não se preparou para a aplicação dos recursos porque deixou de levar adiante os projetos criados em 2003 na área de educação.



03/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan: "se for necessário presidirei a sessão da LDO. Mas só se for necessário"

Cristovam volta a defender aplicação dos recursos do pré-sal em educação

Cristovam volta a defender ministério para a criança

Cristovam conclama sociedade a defender lei do piso salarial dos professores

Cristovam volta a defender a troca da prorrogação da CPMF pelo fim da DRU

Cristovam quer frente para defender as crianças do país