Cristovam lamenta posição do Brasil no IDH e critica governo por não assumir 'tragédia' na educação



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou, nesta segunda-feira (18), que a 85ª posição ocupada pelo Brasil no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma vergonha para o país. O senador criticou o governo brasileiro, que, segundo ele, não assume a “tragédia” vivida pelo país e não busca alternativas para melhorar a “vergonhosa” colocação.

- Saíram, primeiro, dizendo que havia alguns erros. Depois, que nós tínhamos avançado muito. Enquanto o Brasil preferir a ilusão de que já foi pior, nós não vamos melhorar suficientemente. Pena que o governo brasileiro não tenha aproveitado esse momento para reconhecer a tragédia que nós vivemos – afirmou.

O senador ressaltou que a mau desempenho na educação é o principal ponto que leva o Brasil a permanecer em uma posição ruim no IDH. Ele destacou países que, mesmo tendo atravessado uma situação de guerra recentemente, tiveram o desempenho melhor do que o Brasil. Entre eles, a Croácia e a Sérvia.

- Lamentei ver o nosso governo, as suas autoridades, comemorando avanços irrelevantes, tentando encontrar desculpas, em vez de assumir a tragédia que nós vivemos – disse.

Cristovam afirmou que se fossem inseridos critérios como desigualdade de renda, violência e baixa qualidade da educação no cálculo do IDH, o Brasil ocuparia uma posição ainda mais baixa no ranking.

- E se a gente analisasse o índice de leitura? Somos um dos mais pobres. Se nós colocássemos no IDH o número de meninos trabalhando em vez de estarem na escola, e, aí , o número de meninas e meninos vivendo na prostituição por pobreza? O IDH seria muito pior – lamentou.

Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou que pouco importa o Brasil estar entre as 10 maiores economias do mundo se a concentração de renda e a desigualdade social continuam.



18/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam lamenta posição do Brasil no que diz respeito à qualidade da educação pública

Cristovam lamenta má posição do Brasil em pesquisa sobre qualidade da educação

Cristovam Buarque critica insensibilidade do governo para assuntos da educação

Lúcia Vânia lamenta posição ruim do país em ranking de educação

Cristovam cobra posição de Dilma sobre proposta de federalização da educação básica

PARA MARIA DO CARMO, OS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL SÃO UMA TRAGÉDIA