Cristovam pede solução para passe estudantil no DF



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez um apelo à Câmara Legislativa, ao governo do Distrito Federal e aos empresários de ônibus para que rapidamente encontrarem uma solução sobre o passe livre estudantil. Por esse passe livre, informou, os estudantes têm direito a viajar nos ônibus urbanos de suas casas às escolas.

Segundo Cristovam, o sistema funcionou até há pouco tempo, quando, de repente, entrou em colapso, "porque os gastos chegaram a um valor astronômico e as pessoas começaram a desconfiar, com toda razão, que esses recursos que o governo do Distrito Federal repassa para uma caixa administrada por uma empresa estariam desaparecendo antes de chegar às concessionárias de transporte urbano".

O governo decidiu paralisar o programa, reestudá-lo e enviar um novo projeto à Câmara Legislativa. Mas, de acordo com o senador, o projeto está andando muito devagar, em prejuízo dos estudantes.

Cristovam disse que o transporte é parte do processo educacional, porque uma família que ganha pouco não tem como pagar passagens para cada criança em idade escolar.

- Sem transporte acessível a todos, não adianta construir belos prédios e pagar a professores, porque as crianças não chegam lá. É preciso manter um sistema de passe livre - disse.

Nacional

O passe livre estudantil, no entender de Cristovam, deveria ser uma lei nacional. Para ele, não se trata de um benefício ao estudante, mas ao país, que precisa investir na educação de suas crianças. Outro benefício apontado pelo senador é o descongestionamento do trânsito urbano: as pessoas evitariam o uso do carro para levar seus filhos à escola.

- No futuro, todos nós vamos ter mesmo que usar ônibus; não vai dar para todo mundo continuar usando carro. Então, há impacto positivo não só do ponto de vista da educação, mas também do ponto de vista do trânsito dentro das cidades.

Em apartes, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) consideraram o transporte escolar nas cidades um grande problema e também defenderam o passe livre para todos os estudantes do país.

30/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova urgência para passe livre estudantil e 'ficha limpa' no serviço público

Cristovam Buarque pede solução para greve dos professores

Vital do Rêgo quer audiências públicas sobre passe livre estudantil

Líderes partidários adiam votação do passe livre estudantil e de PEC do voto aberto

Internautas votam a favor de passe livre estudantil custeado com royalties do petróleo

Alunos reivindicam solução para impasse sobre carteira estudantil