Crivella critica projeto que tipifica discriminação a homossexuais e defende jogador Richarlysson



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (6), manifestou mais uma vez sua posição contrária ao projeto (PLC 122/06) que tipifica como crime a discriminação e o preconceito contra os homossexuais. O parlamentar acredita que a proposição institui a intolerância no país, já que atenta contra a liberdade de culto e de expressão.

- Pois nós vamos ter agora, contrário à liberdade de pensamento e de culto, contrário à Constituição brasileira, o crime de opinião. Não se pode falar contra o homossexualismo. Coíbe-se assim a liberdade de pensamento - afirmou.

Crivella criticou ainda a decisão do juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, que arquivou a queixa do jogador do São Paulo, Richarlysson, contra o diretor administrativo do Palmeiras, José Cyrillo Júnior, por insinuar que o atleta é homossexual. O senador ressaltou que, mesmo defendendo a não aprovação do projeto por considerá-lo esdrúxulo, não concorda com a decisão de Maximiano, que não teria primado pela impessoalidade e legalidade.

- Venho a esta tribuna para dizer que me senti ofendido e que lamento profundamente a sentença prolatada pelo Juiz Maximiniano, da 9ª Vara Criminal de São Paulo. Presto, então, aqui, minha solidariedade a esse jogador, que não sei se é homossexual ou não, mas cujo direito de jogar futebol e de exercer sua profissão com liberdade e com o respeito de todos nós brasileiros defenderei - disse.

Crivella argumentou ainda que "respeita a opção sexual de cada brasileiro e o direito de decidir sobre a própria vida".

Jobim

Marcelo Crivella também falou, em seu discurso, sobre o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Além dos cumprimentos pela posse e o desejo de sucesso, o parlamentar, citando Floriano Peixoto, recomendou:

- "Se dos moderados não podemos esperar decisões supremas, dos exaltados não se deve esperar decisões seguras". Portanto, peço ao ministro Nelson Jobim que pense, que raciocine. Na aviação, precisamos de decisões seguras acima de tudo.



06/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella critica projeto que considera crime a discriminação contra homossexuais

CDH vota projeto que pune discriminação de homossexuais

Projeto que pune discriminação de homossexuais divide senadores

Comissão discute projeto que pune discriminação de homossexuais

Votação do projeto que pune discriminação de homossexuais é adiada

Marta relatará na CDH projeto que criminaliza discriminação de homossexuais