Crivella defende que trabalhadores da cana-de-açúcar sejam ouvidos sobre a produção do etanol



Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (23), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) sugeriu que sejam ouvidos, na formulação de programas para a produção do etanol, os técnicos da Petrobras, os usineiros, as autoridades estaduais, os sindicatos, as universidades e também os bóias-frias, "aqueles que vão cedo, pela manhã, para cortar cana e que, às vezes, trabalham como escravos e recebem tão pouco".

Crivella afirmou que, com a volta do prestígio econômico das plantações de cana-de-açúcar no Brasil, é necessário lembrar que a escravidão em que se baseou a produção canavieira está na origem das desigualdades sociais e econômicas da sociedadebrasileira.

O senador ressaltou a necessidade que o Brasil tem de aproveitar seu potencial para a produção de etanol e outros biocombustíveis, mas alertou para a situação em que ainda vivem, hoje, os trabalhadores nos canaviais.

Crivella destacou que o colonizador português Salvador Correia de Sá transformou o Rio de Janeiro em um grande canavial, no final do século XVI e início do século XVII.

- Salvador Correia de Sá, o governador mais rico da história do Rio de Janeiro, foi quem deu o nome ao Aeroporto do Galeão. Galeão era o estaleiro do governador Salvador Correia de Sá e Benevides, onde foram construídos os galeões para buscar escravos, já que ele era um grande traficante de escravos. Eu diria que na escravidão está a origem de toda essa violência que hoje aflige a nossa população no seu cotidiano - ressaltou o parlamentar.

Como lembrou o senador, a devastação da Mata Atlântica também foi conseqüência da plantação de cana-de-açúcar. Toda a mata da área de Angra dos Reis, de Parati, que existe hoje é secundária, pois a Mata Atlântica primária foi toda devastada para plantação de cana-de-açúcar, lembrou Crivella.

No discurso em que abordou também a história dos protestantes no Rio de Janeiro, entre outras questões, Crivella pediu providências do Ministério dos Transportes para acelerar as obras de pontes e estradas que ligam estado do Rio de Janeiro às regiões Norte e Nordeste.



23/03/2007

Agência Senado


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