Cuidados na hora de comprar produtos para ceia de Natal



Fabricante deve indicar o peso da embalagem de produtos cárneos

O Ipem-SP, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, informa que o fornecedor deve descontar o peso da embalagem dos produtos cárneos, tender, presunto, coxa de frango e chester. Caso isso não seja feito, essas embalagens podem representar cerca de 50 a 100 gramas do peso total do produto. Esta informação é um alerta aos consumidores, tendo em vista que o Ipem-SP recentemente constatou irregularidades em supermercados da Capital.

Por isso a legislação determina que o fabricante indique o peso da embalagem de produtos cárneos e o comerciante precisa informar o peso líquido, descontado daquele da embalagem, do produto no ponto de venda. Alimentos como peru, chester, tender, lombo, frango e frutas secas, só podem ser vendidos com a indicação do peso líquido em etiqueta afixada pelo comerciante nas embalagens.

A indicação refere-se à quantidade real de produto adquirido. No caso de produtos cárneos e queijos, é obrigatória a declaração do peso da embalagem. O consumidor deve observar se o peso da embalagem foi devidamente descontado. Na dúvida, faça o teste: ponha o produto em uma balança. O peso informado na etiqueta (peso líquido) deve ser sempre menor.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania



12/18/2007


Artigos Relacionados


Consumidor: Procon-SP divulga pesquisa de produtos da Ceia de Natal

Campanha orienta consumidor sobre cuidados na hora de comprar alimentos

Ipem mostra os cuidados que devem ser tomados na hora de comprar brinquedos

Natal: fique atento na hora de comprar brinquedos

Icesp promove ceia de Natal para pacientes

Ceia de Natal mais cara este ano, diz FGV