Cultura: Comunidades Quilombolas apresentam exposições de arte e rituais tradicionais
Também será exibido o documentário Quilombos Vivos, na sala de cinema recém construída, na sede da Secretaria da Cultura
Acontece, nesta sexta-feira (01), o evento de encerramento das atividades 2006 do projeto Quilombos Vivos. A iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, visa o desenvolvimento de ações culturais dentro de comunidades quilombolas – grupos remanescentes de escravos.
No evento, integrantes das comunidades quilombolas apresentarão números musicais, exposição fotográfica e de vídeo. Todos os trabalhos partiram dos conteúdos ministrados por arte-educadores do projeto. Na Estação Pinacoteca, por volta das 15h50, as comunidades apresentarão alguns de seus rituais religiosos e festivos, como o Jongo de Tamandaré – cerimônia religiosa da comunidade de jongueiros. O grupo, que fica em Guaratinguetá, é um dos únicos que restaram no país.
A ocasião é uma oportunidade de entrar em contado com os quilombolas e de conhecer suas tradições, já que existem, atualmente, mais de 35 comunidades quilombolas no Estado de São Paulo. A maioria delas está na região do Vale do Ribeira e outras no Litoral Norte, na região de Sorocaba e no município de Itapeva.
O projeto Quilombos Vivos foi lançado em dezembro de 2005, pela Unidade de Formação Cultura (UFC), da Secretaria da Cultura. As ações foram implantadas em grupos remanescentes de quilombos - os quilombolas, descendentes dos escravos. No primeiro ano de atividade, o Quilombos Vivos implantou bibliotecas e oficinas culturais de arte, cinema, fotografia, entre outros temas.
Programação completa
Apresentação de Fotos e Imagens produzidas pela Comunidade Baoba.
14h – Abertura
14h15 – Exibição do documentário Quilombos Vivos - pré-estréia do Auditório da Secretaria de Estado da Cultura.
14h50 às 15h20 – Representantes das comunidades Quilombolas, professores e autoridades apresentarão principais ações desenvolvidas durante o ano de 2006. Algumas comunidades também apresentarão números musicais.
15h50 – Assinatura da parceria entre o ITESP, a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Cultura com o CDHU.
15h55 – Jongo de Tamandaré, na Estação Pinacoteca.
16hs – Encerramento.
Quilombos Vivos
Pré-estréia da Sala de Cinema
Dia 01/12, a partir das 14h
Entrada Franca
Secretaria de Estado da Cultura
Rua Mauá, 51 - Luz – São Paulo. (11) 3351-8000
Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 - Luz - São Paulo.&nbs
11/30/2006
Artigos Relacionados
Cultura: Projeto insere atividades culturais entre comunidades quilombolas
Cultura: Exposições de arte plástica e documentário movimentam o Poupatempo Itaquera
Comunidades tradicionais e indígenas debatem Rio+20
Governo incentiva produção de comunidades tradicionais
Comunidades tradicionais discutem políticas públicas
Acordo apoia desenvolvimento sustentável comunidades tradicionais