Cultura e cidadania são temas da programação de fim de semana da Rádio e da TV Senado



A Rádio e a TV Senado colocarão no ar nos próximos dias uma série de programas de teor cultural ou voltados para a cidadania. Num deles, o Conexão Senado, da Rádio Senado, na próxima segunda-feira (3), às 8 horas da manhã, será debatido o tema do excesso de cirurgias cesarianas, que tem preocupado o Conselho Federal de Medicina.

Por quê o parto normal é preferível à cesariana e o que pode ser feito para reduzir o número exagerado de partos cesarianos na rede privada são algumas das perguntas a serem lançadas para discussão. O programa também é transmitido pela internet.

No programa Prosa e Verso, Nélida Piñon, a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, será o personagem desta semana. No Reportagem Especial, serão lembrados pela rádio os 20 anos da morte do Rei do Baião, com um especial sobre Luiz Gonzaga.

Outra atração da rádio Senado, o Autores e Livros convida o jornalista Andre Giusti para falar sobre seu novo livro A Liberdade é Amarela e Conversível. NoVisão Política, o federalismo no Brasil volta a ser destaque. A rádio programou ainda, como tema do Cine Musical, o filme Vinícius de Moraes (2005), de Miguel Faria Júnior. E o programa Viver da Terra dará esclarecimentos sobre reflorestamento com a árvore pau-de-balsa.

Leia mais em: http://www.senado.gov.br/radio/

TV Senado

Na TV Senado, a programação do fim de semana tem entre os seus destaques o escritor, jornalista, tradutor e escritor brasileiro Ruy Castro, convidado do Leituras. Castro é reconhecido pela produção de biografias e reportagens extensas que vieram a ser transformadas em livros-reportagem.

No Conversa de Músico - Concertos, a virtuosidade, a beleza e o charme de Janine Jansen, uma das maiores violinistas da atualidade, em concerto gravado no Grachtenfestival de Amsterdam, na Holanda. No repertório, Locatelli, Bach, Shostakovich, Gluck e Bartók. Janine Jansen nasceu em 1978, em Soest, na Holanda. Filha de pais músicos iniciou os estudos aos seis anos de idade. Sua gravação de As Quatro Estações, de Vivaldi é hoje uma referência.

Já o programa Encontros apresenta o cineasta e produtor Luiz Carlos Barreto. Ele fala sobre a influência de Glauber Rocha na decisão que tomou de fazer cinema. Barreto comenta as consequências do encarecimento dos ingressos dos espetáculos e explica as vantagens de se investir em cultura.

Leia mais em: http://www.senado.gov.br/tv/



31/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


VARIEDADE MARCA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO SENADO NO FIM DE SEMANA

Programação cultural é destaque da Rádio Senado neste fim de semana

Música e literatura fazem parte da programação do fim de semana da Rádio Senado

Cultura: Programação da Secretaria Estadual da Cultura para esta semana

Cultura: Programação da Secretaria Estadual da Cultura para o fim de semana

Cultura: Programação da Secretaria Estadual da Cultura para o fim de semana