Cultura e Turismo fecham parcerias para ações culturais da Copa 2014



Os ministros do Turismo e da Cultura, Gastão Vieira e Marta Suplicy, definiram na manhã desta quarta-feira (11) atuação conjunta para a Copa do Mundo de 2014. A ideia é criar um calendário cultural nas 12 cidades-sede e arredores para estimular o turismo e fortalecer a imagem do Brasil. O Ministério do Turismo ficará encarregado da divulgação dos eventos para estimular o aumento do fluxo de visitantes e a Cultura será responsável pela definição da programação. Um grupo técnico, formado por integrantes das duas pastas, vão detalhar o planejamento.

A ministra da Cultura defendeu o fortalecimento da marca "Brasil", indo além das belezas naturais já conhecidas mundialmente, e a potencialização do softpower nacional. "É uma oportunidade única para mostrarmos a nossa identidade. Temos o softpower para fortalecer a nossa imagem como um país extremamente diverso, de belezas incríveis, e cultura rica e interessante. Tenho certeza que tudo irá fascinar as pessoas".

Para o ministro do Turismo é uma excelente chance de agregar turismo e cultura. "O trabalho em parceria, com certeza, vai potencializar os resultados e otimizar o legado da Copa do Mundo. Não podemos perder essa oportunidade de mostrar todas as riquezas do nosso país para o mundo", afirmou Gastão Vieira. Um grupo técnico, formado por integrantes das duas pastas, irá detalhar o planejamento.

Concurso Cultura 2014

No período de 10 de junho a 15 de julho, o Ministério da Cultura apresentará aos brasileiros e turistas estrangeiros sua cultura tradicional e contemporânea em todas as áreas: da música ao circo, da arquitetura à gastronomia. O Concurso Cultura 2014 selecionará, no mínimo, 206 propostas - das 1.805 inscrições recebidas – para ampliar as agendas das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

O investimento previsto para o Cultura 2014 é de R$ 19 milhões. Serão selecionadas propostas que se encaixam em um dos quatro eixos do concurso:

Brasil Audiovisual - reúne apresentações da produção audiovisual brasileira, atendendo média metragem, documentários, animação e ficção.

Brasil Criativo - trata de conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa.

Brasil Diverso - mostrará as manifestações tradicionais de todos os Estados do País e as atividades de Pontos de Cultura e as relacionadas à valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro.

Brasil das Artes - selecionará exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais.

O Concurso também prevê o intercâmbio de apresentações das manifestações culturais de cada Unidade Federativa pelo país. Os projetos serão escolhidos por uma Comissão de Avaliação e Seleção composta por 40 pessoas, entre elas, representantes da sociedade civil (Conselho Nacional de Política Cultural), dos Estados das 12 cidades-sede e do MinC (Representações Regionais, instituições vinculadas e Secretarias).

Fonte:

Ministério da Cultura



11/12/2013 17:31


Artigos Relacionados


Turismo e Cultura unem esforços para Copa 2014

Brasil planeja atividades culturais para Copa do Mundo de 2014

Aberta inscrições para o concurso Arenas Culturais da Copa do Mundo de 2014

Turismo terá plano estratégico para Copa de 2014

Investimentos em turismo para Copa 2014 serão de R$ 212,47 milhões

Turismo investe R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura para a Copa de 2014