Cultura: Éolo Maia é tema de mostra no Museu da Casa Brasileira



Maia é um dos precursores da arquitetura pós-moderna no país

Um dos precursores da arquitetura pós-moderna no país, o mineiro Éolo Maia será tema da mostra a ser inaugurada no próximo dia 21, quarta-feira, às 19h, no Museu da Casa Brasileira. Seus projetos, desenvolvidos ao longo de quatro décadas, de 1960 a 2000, e 17 maquetes históricas de dimensões e tamanhos variados, estarão dispostos em ordem cronológica.

A exposição Éolo Maia: O vento sobre a cidade traz muito dos sonhos do arquiteto mineiro, obras que remetem a histórias em quadrinhos e seu gosto pelas cores vibrantes. Na noite de abertura, também será lançada a publicação “Éolo Maia – Complexidade e contradição na arquitetura brasileira”, de autoria de Bruno Santa Cecília.

Nascido em Ouro Preto, Éolo Maia (1942-2002) é um dos expoentes da arquitetura mineira. Conquistou reconhecimento internacional pelo engajamento com as idéias da vanguarda e pela constante coragem de experimentar novas linguagens. O primeiro prêmio que recebeu veio do Instituto dos Arquitetos do Brasil/MG, mas não pôde recebê-lo, porque era estudante e o concurso destinava-se a profissionais. Conviveu com artistas e intelectuais, e estudou desenho com Alberto da Veiga Guignard, antes de ir para a capital, em 1963, fazer o curso de arquitetura.

Sua obra fez com que o pós-moderno na arquitetura brasileira começasse em Minas Gerais, para depois se espalhar pelo país. Em Belo Horizonte, há projetos emblemáticos de sua autoria e equipe, como a Rainha da Sucata, nome popular dado ao antigo Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves (1984-92), atual Museu de Mineralogia, na Praça da Liberdade, e do Marmitão ou Edifício Offcenter, um prédio circular no bairro Floresta, construções que evocam histórias em quadrinhos e mostram o gosto de Éolo Maia pelas cores.

Serviço

Exposição: “Éolo Maia: O vento sobre a cidade”

Dia 21 de junho, quarta-feira, às 19h, com lançamento do livro “Éolo Maia – Complexidade e contradição na arquitetura brasileira”, de Bruno Santa Cecília

Visitação: de 22 de junho a 30 de julho

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705

Jardim Paulistano

Tel. 3032-3727 <

06/14/2006


Artigos Relacionados


Produção do mobiliário brasileiro é tema de mostra do Museu da Casa Brasileira

Cultura: Museu da Casa Brasileira abre mostra sobre arquitetura

Secretaria de Cultura do Estado apresenta mostra 'Mobiliário de Repouso' no Museu da Casa Brasileira

São Sebastião recebe mostra fotográfica do Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira mostra produção do mobiliário brasileiro

Habitações indígenas estão em mostra no Museu da Casa Brasileira