Cultura estréia dia 18 documentários especiais
Vídeos foram selecionados pelo Programa Nacional de Incentivo à Produção de Documentários
Além dos documentários nacionais e internacionais exibidos pelas séries DOCTV I, II e III; DOCTV Brasil; DOCTV São Paulo; e DOCTV Ibero-América, o telespectador vai conferir, a partir do dia 18 na TV Cultura, 12 produções da série Carteiras Especiais DOCTV.
Os programas foram selecionados no programa nacional de concursos estaduais DOCTV. A série vai ao ar todos os domingos, às 23 horas.
Estréia: O filme inaugural, intitulado “Elevado 3.5”, articula relatos de pessoas que habitam as margens dos 3,5 Km do Elevado Costa e Silva, obra arquitetônica marcante do centro de São Paulo, construída por Paulo Maluf na década de 70 e conhecido popularmente por “minhocão”. A direção é assinada por João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo.
As Carteiras Especiais DOCTV foram implementadas durante a seleção do DOCTVIII e caracterizam-se como um modelo de negócio que consiste na articulação de recursos financeiros pelas TVs Públicas e Associações Brasileiras de Documentaristas, junto à iniciativa privada e a administração pública de seus estados, para a viabilização da produção de mais documentários do que os selecionados diretamente pelo programa nacional nos Concursos Estaduais DOCTV.
Esses documentários da série (6 de São Paulo, 3 de Minas Gerais, 2 de Goiás e 1 de Alagoas) somam-se aos 96 já produzidos no âmbito do Programa DOCTV e acrescentam novos olhares sobre a cultura e os processos sociais contemporâneos brasileiros.
A série é realizada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta/ TV Cultura e Associação Brasileira as Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD. Consiste na viabilização de outras produções além das selecionadas diretamente pelo programa nacional de Concursos Estaduais DOCTV.
Confira a programação:
Novembro
Dia 18
Elevado 3,5 (São Paulo)
Como vivem e o que pensam as pessoas que habitam os 3,5 Km do Elevado Costa e Silva, conhecido popularmente como Minhocão, em São Paulo. Direção de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo.
Dia 25
No traço do Invisível (São Paulo)
Enquanto São Paulo segue seu ritmo frenético, o grafiteiro Zezão explora cenários improváveis para suas intervenções urbanas. Direção de Laura Faerman e Marília Scharlach
Dezembro
Dia 2
Vão dos Buracos (Minas Gerais)
O estar no mundo e a sensibilidade de pessoas que vivem sem energia elétrica no interior de Minas Gerais. Direção de Aline Mineiro e Malu Tavares
Dia 9
O, de Casa (Minas Gerais)
No interior de Minas Gerais o imaginário infantil é revelado a partir de uma brincadeira de criança. Direção de Clarisse Alvarenga
Dia 16
Cururu: (Des)encontros no Tradicionalismo CaipiraA moda de viola do interior de São Paulo vista sob o olhar do Cururu, um duelo de improvisação entre violeiros. Direção de Nicholas Rauschenberg
Dia 23
Sempre em meu coração (São Paulo)
Um pequeno clube de jazz desconhecido é palco para uma delicada viagem no tempo, através da memória e do afeto. Direção de Andrea Pasquini.
Dia 30
Memórias e Improvisos de um Tipógrafo Partideiro
Um passeio bem humorado pelo universo do tipógrafo e sambista mineiro Zé do Monte. Direção de Pedro Portella.
Janeiro de 2008
Dia 6
Depois da Festa (São Paulo)
Os efeitos da indústria do turismo, revelados por meio do cotidiano da população caiçara de Ilhabela, um dos principais atrativos turísticos do litoral norte de São Paulo. Direção de Karina Bonini Fogaça.
Dia 13
O Trem Passou e a Gente Ficou (São Paulo)
Trabalhadores e viajantes fazem uma projeção sobre a revitalização da ferrovia que unia o sertão paulista, relatando o impacto de sua extinção. Direção de Raoni Miranda.
Dia 20
A Bicicleta e o Escuro (Goiás)
A poesia tropicalista de Mauricinho Hippie e Escurinho, ícones da cultura Goiana. Direção de Claudia Nunes.
Dia 27
Guerrilha do Araguaia: As Faces Ocultas da História (Goiás)
O Conflito do Araguaia, episódio marcante da luta armada contra a ditadura no Brasil, revisitado por ex-combatentes guerrilheiros e militares. Direção de Eduardo Castro.
Fevereiro
Dia 3
O Quebra de Xangô (Alagoas)
O Quebra de Xangô: Massacre e fechamento dos terreiros de Candomblé ocorridos em Alagoas no início do século vinte. Direção de Siloé
11/16/2007
Artigos Relacionados
Festival de documentários "É Tudo Verdade" estreia hoje
TV Cultura abre inscrições para a produção de documentários
TV Cultura exibe série de documentários latino-americanos
TV Cultura abre série de documentários latino-americanos
Cultura selecionará 9 projetos de documentários sobre Esporte Olímpico
Cultura lança série de documentários feitos por países de língua portuguesa