Cultura: Livro reconstitui a memória dos imigrantes portugueses



Neste domingo, dia 8, às 16h, a historiadora Sônia Maria de Freitas lança Presença Portuguesa em São Paulo, no Memorial do Imigrante.

Neste domingo, dia 8, às 16h, a historiadora Sônia Maria de Freitas lança Presença Portuguesa em São Paulo, no Memorial do Imigrante. O livro reconstitui a memória dos imigrantes portugueses e apresenta, com uma linguagem acessível, a comunidade portuguesa nos dias atuais. São 288 páginas com 200 fotografias da época, além de documentos, gráficos, tabelas e biografias de representantes da colônia no Brasil.

Na ocasião, será aberta a exposição Os Novos Descobridores e oferecida uma oficina de artesanato português. Apresentação de grupos folclóricos e realização de um festival gastronômico também estão no programa.

Aberta ao público em geral a partir do dia 10, a mostra Os Novos Descobridores tem como objetivo repensar o papel do imigrante português no desenvolvimento de São Paulo, além de homenagear e mostrar a sua importância. Através de documentos, fotografia e cenografia, a exposição é dividida em dez módulos que constroem um percurso único para os visitantes demarcado por temas como embarque, viagem, campo, cidade, trabalho e cultura.

Lançamento do livro Presença Portuguesa em São Paulo

Dia 8 de outubro, às 16h

Exposição Os Novos Descobridores

A partir de 10 de outubro

Memorial do Imigrante - Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca

(11) 6692-7804

Terça a domingo

10/07/2006


Artigos Relacionados


Cultura: Livro reconstitui a memória dos imigrantes portugueses

Cultura: Livro reconstitui a memória dos imigrantes portugueses

Portugueses conhecem o sol, as ondas e a cultura de Pernambuco

Cultura: MIS exibe 61 trabalhos de fotógrafos espanhóis e portugueses

CULTURA AO MEIO-DIA EXIBE NOVOS FILMES PORTUGUESES

Livro de série sobre imigrantes no Rio de Janeiro narra trajetória dos judeus