Cultura: MCB abre mostra do 20º Prêmio Design



População poderá conhecer os 11 vencedores

Começa nesta quarta (6), no Museu da Casa Brasileira (MCB), a mostra do 20.º  Prêmio Design MCB, evento de maior tradição e credibilidade do País.  Além dos 81 mobiliários selecionados, a população poderá conhecer os 11 vencedores, entre eles Sergio Rodrigues - primeiro lugar em Mobiliário com a obra poltrona Diz e também oito designers contemplados com menção honrosa.

A 20.ª edição do Premio Design MCB recebeu este ano 578 inscrições vindas de 16 estados e 74 cidades, o que significa um aumento de 38% em relação ao ano passado, conta a diretora do MCB, Adélia Borges. O júri, presidido por Cláudio Ferlauto, analisou os produtos do ponto de vista do usuário e de seu bem-estar. Além de requisitos básicos de competência do desenho e do processo produtivo. "Os resultados de uma competição nacional do porte do Prêmio Design MCB descobrem o que está sendo produzido e pensado, e de uma certa maneira, até o que será consumido no mercado brasileiro", explica Ferlauto.

Entre as categorias premiadas estão: Mobiliário, Utensílios, Equipamentos Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção, Novas Idéias/Conceitos e Trabalhos Escritos. As categorias, Iluminação e Têxteis/Revestimentos, não receberam prêmios.

Palestra

Amanhã, haverá palestras sobre dois ícones do design brasileiro: Sergio Rodrigues e João Bezerra de Menezes. Rodrigues, nascido no Rio de Janeiro em 1927, vai contar sua trajetória de mais de meio século como protagonista no design de móveis, a ponto de a enciclopédia Delta Larousse apresentá-lo como "o criador do móvel moderno no Brasil". Do banco Mocho à Poltrona Mole, premiada em 1961 na Itália, da Kilim à Diz, recém-premiada pelo MCB, uma produção notável em quantidade e sobretudo em qualidade.

Em seguida, o professor João Bezerra de Menezes falará sobre a trajetória da Embraer como um caso exemplar na indústria brasileira. Mostrará que a empresa deve seu sucesso à política de não esperar que as pesquisas de opinião ditem o rumo dos novos lançamentos, e sim detecta as reais necessidades dos consumidores a partir de técnicas de análise das necessidades e oportunidades, o que corresponde a uma nova relação entre design e marketing pró-ativo. Mais informações no site: www.mcb.sp.gov.br

Serviço:

Prêmio Design MCB - 20ª Edição

Visitação: de 6 de dezembro a 21 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingresso: R$ 4 e ½ entrada. Grátis aos domingosPalestra com Sergio Rodrigues e João Bezerra de Menezes

Dia: 06/12, das 19 às 21h30. Vagas limitadas. GrátisMuseu da Casa Brasileira

Av. Brig. Faria Lima, 2.705. Jardim Paulistano. Tel.: (11) 3032-3727/ 2499

Ingresso: R$ 4 e ½ entrada. Domingo, grátis.

Acesso a portadores de deficiência física
12/06/2006


Artigos Relacionados


Prêmio Design MCB abre inscrições amanhã

Última semana para conferir mostra com os vendedores do XXI Prêmio de Design do MCB

Evento: Mostra sobre vencedores do 20º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira abre inscrições para prêmio de design

Museu da Casa Brasileira abre inscrição para prêmio de design

Museu da Casa Brasileira abre inscrição para prêmio de design