Cultura: Memorial do Imigrante ganha novo site na sexta



A grande novidade do endereço eletrônico será o banco de dados para consulta on-line de nomes, data e nacionalidade

Nesta sexta-feira, o Memorial do Imigrante - instituição museológica subordinada à Secretaria da Cultura de São Paulo - colocará no ar seu moderno site. Com novo design, tecnologia de ponta e  projeto especialmente desenvolvido para melhor atendimento aos usuários, a página na Internet facilitará a busca de informações, a consulta à programação e a prestação de serviços de utilidade pública.

"A grande novidade do endereço eletrônico será o banco de dados para consulta on-line de nomes, data, nacionalidade e/ou etnia dos imigrantes que chegaram ao Estado de São Paulo, desembarcaram no Porto de Santos e passaram pela antiga Hospedaria de Imigrantes, prédio que abriga o Memorial", conta a museológa Ana Maria da Costa Vieira, diretora da instituição.

Ela explica que o visitante pode encontrar o sobrenome da família no banco de dados e solicitar a expedição de certidões de desembarque - documento que certifica a entrada dos imigrantes no Brasil, que pode ser utilizado na obtenção da dupla cidadania, de passaportes, na retificação de assento e nas sucessões hereditárias. A informatização dos registros está em fase de digitalização e os 2,5 milhões de nomes, incluindo listas de bordo de navios que aportaram em Santos no período de 1888 a 1978, também farão parte dos registros do banco de dados.

O endereço virtual do Memorial (que acomoda importante acervo iconográfico, de objetos e vasto material de pesquisa, composto por depoimentos orais e documentos de Estado sobre a imigração em São Paulo) continua o mesmo: Cultura: Memorial do Imigrante inaugura novo site na sexta

Cultura: Memorial do Imigrante inaugura hoje novo site

Cultura: Memorial do Imigrante promove exposições sobre cultura italiana e japonesa

Cultura: Presença Portuguesa no Memorial do Imigrante

Cultura: Presença Portuguesa no Memorial do Imigrante

Cultura: Concurso de Ferreomodelismo domingo no Memorial do Imigrante