Cúpula Ibero-americana de chefes de Estado deve aprovar plano de investimentos em educação
Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Argentina sedia a 20ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que tem como tema Educação para Inclusão Social. A reunião deve aprovar plano de investimentos em educação com metas até 2021. Os recursos destinados à área podem chegar a R$ 100 bilhões nos próximos dez anos. Um dos objetivos do plano é ampliar as oportunidades de ensino, principalmente para a população carente.
Além de medidas na área de educação, está na pauta do encontro a aprovação de um documento político – a Declaração de Mar del Plata – plano de ação sobre a defesa da democracia, combate ao crime organizado, necessidade de pôr fim ao bloqueio imposto a Cuba, apoio à luta contra o terrorismo e a disputa sobre as Ilhas Malvinas. Também haverá uma homenagem ao ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, falecido no dia 27 de outubro.
Antes da abertura oficial da cúpula, os chefes de Estado e de governo que desembarcam em Mar del Plata participam de encontros bilaterais. Nets sexta-feira (3) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com o presidente do México, Felipe Calderón, e com o rei da Espanha, Juan Carlos. O monarca representará o presidente espanhol, José Luis Zapatero, que cancelou sua participação na cúpula. A presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, não acompanha Lula no encontro. Já a presença do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ainda não foi confirmada.
Fonte:
Agência Brasil
03/12/2010 18:03
Artigos Relacionados
Cúpula Ibero-Americana debate educação
Virgílio critica Lula por não comparecer à cúpula Ibero-Americana
Memorial pode sediar reunião preparatória da cúpula Ibero-americana
Lindbergh considera histórico discurso de Dilma na Cúpula Ibero-Americana
Michel Temer chefiará delegação brasileira às reuniões da Cúpula Ibero-americana e da Unasul
Brasil participa da 3ª Cúpula de Chefes de Estado da América Latina e Caribe