Curador do Festival de Berlim assiste a filmes brasileiros
O chefe de programação da mostra Fórum do Festival de Berlim, Christoph Terhechte, assistiu no último fim de semana, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, a uma programação com doze longas-metragens brasileiros recém finalizados no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.
As sessões concluíram a terceira edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, uma iniciativa da Ancine em parceria com o Ministério das Relações Exteriores - MRE, que vem trazendo ao Brasil programadores dos principais eventos cinematográficos do mundo. No início de novembro, Gerwin Tamsma, curador do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, e Javier Porta Fouz, curador do BAFICI - Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, na Argentina, assistiram a uma programação distinta de filmes no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
Cristoph Terhechte foi mais um a tecer elogios à iniciativa da Ancine. "É minha primeira visita ao Brasil, e embora tenha sido uma agenda intensa de projeções, foi muito bom poder ter vindo conhecer algo sobre o cinema daqui em pessoa. Sinto, depois desses três dias, que conheço melhor sobre o cinema brasileiro atual, e vi alguns filmes muito bons, que certamente o comitê de Berlim levará em consideração", disse o programador.
Foram projetados para ele em sessões exclusivas os longas-metragens "Exilados do Vulcão", de Paula Gaitán; "Casa Grande", de Fellipe Barbosa; "Homem Comum", de Carlos Nader; "Corte Seco", de Renato Tapajós; "O Mercado de Notícias", de Jorge Furtado; "Castanha", de Davi Pretto; "Periscópio", de Kiko Goifman; "Outro Sertão", de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela; "O Mestre e o Divino", de Tiago Campos; "Quase Samba", de Ricardo Targino; "São Silvestre", de Lina Chamie; e "Jogo das Decapitações", de Sérgio Bianchi. Os nove primeiros da lista entraram na programação após terem sido selecionados diretamente por Cristoph entre os filmes inscritos nesta edição e os três últimos foram indicações do Programa Cinema do Brasil.
Desde a sua primeira edição, em junho, o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro já trouxe ao país os curadores dos festivais de Veneza, Locarno, San Sebastián, Roma, Havana, Amsterdã, Sundance, Roterdã e BAFICI. A participação dos festivais em cada etapa é definida levando em conta o calendário de cada um deles, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão a sua programação. Novas chamadas estão previstas para o começo de 2014, com a participação de curadores das diferentes seções do Festival de Cannes.
Fonte:
04/12/2013 10:28
Artigos Relacionados
Dois filmes brasileiros são selecionados para Festival de Berlim
Première Brasil Berlim exibe filmes brasileiros na capital alemã
Curadores do Festival de Cannes assistem a filmes brasileiros
Filmes brasileiros estão confirmados no Festival de Roterdã
Festival de Havana recebe mais de 70 filmes brasileiros
Festival de cinema na Suiça promove filmes brasileiros