DAEE intensifica combate à erosão em Paraguaçu Paulista



Obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano

O Governo do Estado investirá R$ 11,3 milhões nas obras de recuperação deduas grandes erosões em Paraguaçu Paulista - a "Erosão Leste", na região da Escola Agrícola, e "Erosão Barra Funda", no final da Rua D.Pedro II.

As obras serão executadas pelo DAEE em convênio com a Sabesp e fazem parte de um conjunto de intervenções para combate às erosões no município. O edital de concorrência foi publicado dia 7 de janeiro e a expectativa é iniciar as obras ainda no primeiro semestre deste ano.

A região de Paraguaçu Paulista apresenta solo arenoso, que é altamente suscetível à ocorrência de processos erosivos de grandes dimensões, conhecidas como voçorocas. Elas começam com uma erosão laminar que surgem com o escoamento superficial das águas das chuvas, provocando o aparecimento de sulcos e ravinas, e se agravam quando o processo atinge o lençol freático.

O DAEE está investindo R$ 15,4 milhões nas obras de recuperação e estabilização da "Erosão Sul", localizada na região da rua 7 de Setembro, com a construção de um sistema de captação de águas pluviais com dissipadores de energia. O sistema terá dois canais, um com 770 metros de extensão e o segundo com 1080 metros. A região receberá, posteriormente, um tratamento urbanístico. As obras estão começando e o prazo previsto para conclusão é de 24 meses. 

A "Erosão Barra Funda", também conhecida como "Erosão Donato" surgiu em decorrência do escoamento não controlado de águas pluviais e do lançamento de esgotos domésticos no fundo de um vale. Sua estabilização será realizada com a construção de sistema de captação de águas pluviais, composto por 339 metros de canaletas drenantes, aterros e estruturas dissipadores de energia. 

O projeto para estabilizar a "Erosão Leste", que já atinge cerca de 8 metros de profundidade, prevê a construção de um canal no fundo da ravina, com 1.240 metros de extensão, 5 metros de largura e 2,70 metros de altura. 

Do DAEE



01/15/2012


Artigos Relacionados


Daee auxilia obras de macrodrenagem e combate à erosão em São Bento do Sapucaí

Daee cadastra pontos de erosão e inundação no interior

Obra do Daee controla erosão de córrego em Catanduva

Obra do DAEE vai conter erosão de margens de rios em Piquete

Daee realiza obras de contenção de erosão em córrego na cidade de Guariba

Circuito Cultural Paulista leva Arnaldo Antunes a Paraguaçu Paulista e Guilherme Arantes a Itatiba