Dante Pazzanese recruta voluntários para estudo sobre risco cardíaco



O estudo receberá até 200 voluntários de 12 cidades brasileiras

A Secretaria da Saúde recruta, até março de 2009, voluntários para avaliação, tratamento e prevenção de risco cardíaco moderado. Os candidatos devem ser homens com 55 anos ou mais e mulheres a partir de 65 anos, com pelo menos um fator de risco, como excesso de peso, histórico de tabagismo, baixo HDL (colesterol bom), nível alto de açúcar no sangue, doença renal ou história de doença cardíaca na família.

O estudo, que está sendo coordenado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em 12 cidades brasileiras receberá até 200 voluntários. Ao todo serão estudados os casos de até mil pessoas. O intuito é acompanhá-los por pelo menos cinco anos, gratuitamente, com avaliações médicas regulares, exames e, se for o caso, a administração de medicações específicas.

Não serão incluídos no estudo pacientes com pressão arterial alta ou muito baixa, colesterol elevado, ou que realizam tratamento com estatinas ou ciclosporina, além de outras situações pontuais que serão avaliadas pela equipe médica. “Queremos monitorar pessoas aparentemente saudáveis, mas que apresentam fatores de risco moderado para o desenvolvimento de problemas cardíacos no futuro”, afirma o diretor da Divisão de Pesquisa do Dante, Álvaro Avezum.

Os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (11) 5085-6353 ou (11) 5085-6352. Além da capital paulista, o estudo acontecerá nas cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Uberaba, Botucatu, Marília, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Aracaju e Goiânia.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)



09/24/2008


Artigos Relacionados


Saúde recruta 200 voluntários para avaliação de risco cardíaco

Saúde recruta 200 voluntários para avaliação de risco cardíaco

Estudo: IPq recruta voluntários viciados em Internet e portadores de TOC

Estudo: IPq recruta voluntários viciados em Internet e portadores de TOC

Estudo: IPq recruta voluntários viciados em Internet e portadores de TOC

Dante Pazzanese e HCor ampliam estudos sobre coração artificial