Defesa Civil alerta para focos de incêndio na região Sul



A semana começa com temperaturas elevadas na região Sul. A massa de ar seco afasta a possibilidade de chuva e deixa os índices de umidade relativa do ar baixos durante a tarde (até 30%), principalmente nas áreas mais ao norte e a oeste do Paraná. O Instituto de Tecnologia Simepar alerta para o elevado risco de queimadas e incêndios no estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 32 graus Célsius (ºC).

 

Segundo o meteorologista Lizandro Oliveira Jacóbsen, a tarde de domingo (21) foi a mais seca deste ano em várias áreas do Paraná. Os índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo dos 30% em grande parte do estado, com exceção apenas da faixa litorânea e do sul. No extremo norte paranaense, os valores ficaram próximos aos 18%, em Paranavaí e Cambará.

 

A Defesa Civil do Paraná informa que já registrou só neste mês 907 atendimentos por causa de incêndios devido ao tempo seco. Em julho de 2009, foram apenas 183 atendimentos. “Nosso alerta é para que a população evite colocar fogo em vegetação nesta época, pois temos estudo identificando que praticamente 100% desses incêndios são provocados por esse tipo de procedimento”, disse o chefe da seção operacional de Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro.

 

De acordo com ele, durante todo o ano passado a Defesa Civil registrou um total de 7.198 focos de incêndio em vegetação em todo o Paraná. Este ano, até agora, já foram 4.730. “Infelizmente a ação humana é responsável por muitos dos casos e é só a vegetação estar seca para acontecerem grandes incêndios, é preciso respeitar a natureza”, alertou.

 

Fonte:
Agência Brasil



23/08/2010 13:12


Artigos Relacionados


Inpe registra 237 focos de incêndio no País e alerta para baixa umidade

Defesa Civil alerta para área de instabilidade sobre a região de Presidente Prudente

Defesa Civil do Estado coordena combate a incêndio em favela da Zona Norte

Inpe registra 182 focos de incêndio em todo o País

Chegada da chuva a Brasília reduz número de focos de incêndio

Focos de incêndio em agosto superam os de julho em Porto Velho