Defesa Civil: Número de pessoas desalojadas no Estado subiu para 2.236
Cinco municípios decretaram emergência: Paraguaçu Paulista, Maracaí, Pongaí, Barretos e Araçatuba
O número de desalojados, pessoas obrigadas a sair da casa, subiu para 2.236 no Estado e o de desabrigados, cidadãos que tiveram a residência destruída, chegou a 418. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9/1) pela Coordenaria Estadual da Defesa Civil (Cedec).
Só em Paraguaçu Paulista e Maracaí, municípios da região de Marília que decretaram emergência, há 600 desalojados. Nos primeiros dias de janeiro choveu na região mais do que a média mensal.
Além desses dois municípios, também decretaram emergência, por causa dos estragos provocados pelas chuvas, Pongaí, na região de Bauru, Barretos e Araçatuba.
Jundiaí e Hortolândia, na região de Campinas, permanecem em alerta. Choveu nos últimos três dias 59 mm em Jundiaí e 73,7 em Hortolândia.
Estão em atenção os municípios de Campo Limpo Paulista, Itatiba e Várzea Paulista.
Desde o início da Operação Verão (1º/12) até o momento, cinco pessoas morreram. Entre quarta e sexta-feira passada (3 a 5/1), ocorreram quatro mortes no Estado (São Lourenço da Serra, Franco da Rocha, Jundiaí e Presidente Epitácio).
As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Instituto Geológico realizam vistorias técnicas nos municípios atingidos para avaliar os prejuízos. A Cedec está repassando para esse municípios colchões, cobertores e cestas-básicas.
A Coordenadoria Estadual realiza periodicamente cursos sobre prevenção nos municípios paulistas para reduzir os efeitos dos desastres naturais. No ano passado, 981 pessoas de 130 municípios de São Paulo participaram dos cursos de Administração de Emergências para Municípios (Caem), que capacita os profissionais especializados para agir em situações de emergência, e dos Encontros de Capacitação em Defesa Civil (Ecadec), cujo o objetivo é desenvolver e aprimorar os sistemas preventivos e de ação das regiões.
Nos meses de outubro e novembro, a Cedec realizou, também, 10 encontros preparatórios para discutir a Operação Verão
01/09/2007
Artigos Relacionados
Metrô: Defesa Civil vai se reunir com famílias desalojadas
Defesa Civil corrige e reduz para 746 o número de mortos na região serrana do Rio
Enchente deixa mais de 9 mil pessoas desalojadas e desabrigadas no sul de São Paulo
Mais de mil pessoas estão desalojadas devido a fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Número de turistas estrangeiros no Brasil subiu acima da média mundial
Defesa Civil do Estado alerta para fortes chuvas