Defesa Civil realiza em Brasília curso sobre emergências químicas
A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional realiza de segunda (24) a quarta-feira (26), em Brasília (DF), o Curso Regional de Assistência e Proteção para Respostas a Emergências Químicas (Pequim Internacional 2). A parte prática do curso será realizada na Organização Militar do Exército Brasileiro, no Setor Militar Urbano.
O curso é dirigido aos profissionais de defesa e proteção civil envolvidos em planejamento e gestão de resposta a emergências químicas de países da América Latina e Caribe. Eles serão capacitados em nível gerencial, mediante a aplicação de um curso teórico e operacional sobre planejamento e gestão de ações de assistência e proteção em emergências provocadas por armas químicas.
O Pequim 2 segue a orientação do artigo X da Convenção para Proibição de Armas Químicas (Cpaq), que trata da assistência e proteção dos países participantes. O tratado internacional, assinado e ratificado pelo Brasil, veda a produção, estocagem, transferência e uso de armas químicas.
A Organização para Proibição de Armas Químicas (Opaq), entidade criada em decorrência desse tratado, atua como órgão de execução e de apoio às medidas acordadas pela Convenção, que conta hoje com 186 países signatários.
Além do Ministério da Integração Nacional, participam do planejamento e coordenação do Pequim 2 os ministérios da Defesa, Relações Exteriores e Ciência e Tecnologia.
Fonte:
Ministério da Integração
04/08/2010 04:07
Artigos Relacionados
Defesa Civil do Estado realiza 'IV Curso de Emergências' para os municípios
Defesa Civil do Estado realiza IV Curso de Emergências para os municípios
Evento: Defesa Civil realiza curso de administração de emergências no município de Campos do Jordão
Defesa Civil: Curso de Administração de Emergências será realizado em Mogi das Cruzes
Defesa Civil: Curso de Administração de Emergências será realizado em Mogi das Cruzes
Defesa Civil: Curso de Administração de Emergências será realizado em Mogi das Cruzes