Defesa e governo do Rio firmam acordo para força de pacificação no complexo do alemão



O Ministério da Defesa e o governo do Rio firmam, nesta quinta-feira (23), acordo para organização e emprego da força de pacificação do Exército nos complexos do Alemão e da Penha. O acordo será assinado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, pelo comandante do Exército, general Enzo Peri, e pelo governador do Rio, Sergio Cabral.

A polícia do Rio e o Exército fazem operações no Complexo do Alemão desde o fim de novembro. Por enquanto, a atuação dos militares das Forças Armadas está restrita à ocupação dos acessos à favela e à revista de carros e suspeitos nos locais.

A partir da assinatura do acordo, a força de pacificação, que será comandada pelo Exército e contará com o apoio das polícias Civil e Militar do Rio, poderá começar a atuar. Com a nova força constituída, o Exército passará a ocupar o interior dos complexos do Alemão e da Penha, com poder de revistar e prender suspeitos em flagrante.

A polícia ficará responsável pelo cumprimento de mandados de busca e apreensão dentro de residências suspeitas, no interior das duas comunidades. O objetivo é manter a força de pacificação até a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) nas comunidades, prevista para outubro de 2011.


Fonte:
Agência Brasil



22/12/2010 15:47


Artigos Relacionados


Forças de pacificação continuam no Complexo do Alemão até junho de 2012

Força de Pacificação permanecerá nos complexos do Alemão e da Penha até junho

Exército investiga morte de soldado da Força de Pacificação no Alemão

Comando Militar do Leste começa a substituir tropa da Força de Pacificação no Alemão

Governo federal poderá apoiar construção de “ambiente de paz” no Complexo do Alemão

Caixa assina com governo alemão acordo para preservação do Cerrado