Definido conteúdo da avaliação de professor temporário



Avaliação será baseada na Proposta Curricular do Estado; docentes já podem começar a se preparar

A Secretaria da Educação definiu, em publicação no Diário Oficial do Estado da segunda-feira, 3, os conteúdos que servirão como base para a prova classificatória destinada a professores temporários. Entre 12 e 21 de dezembro a Secretaria aplicará uma prova que, junto com o tempo de serviço e títulos, definirá a classificação para escolha de aulas em cada uma das 91 Diretorias de Ensino do Estado.

A prova toda terá como base a Proposta Curricular do Estado (veja abaixo a indicação para cada ciclo de ensino). Com 25 questões (testes – cada um valendo 3,2 pontos), valerá 80 pontos no total, o mesmo peso do tempo de serviço. Os títulos (mestrado e doutorado, por exemplo) valerão outros 20 pontos, podendo-se chegar a um total de 180 pontos. Antes da implantação da prova, a classificação para atribuição de aulas tinha apenas dois critérios: tempo de serviço e títulos.

Além dos professores temporários que já trabalham na rede estadual (cerca de 100 mil profissionais), a prova (conseqüentemente, também a atribuição de aulas) é aberta a professores que estejam fora da rede e alunos de ensino superior. Quem não participar da prova ficará fora da rede estadual em 2009 – a classificação valerá por um ano.

Todos os pretendentes às vagas de temporários devem se inscrever até 13 de novembro.

Os professores que já são temporários na rede receberam seus materiais ao longo do ano, em livros distribuídos a cada bimestre. Quem está fora da rede pode consultar o conteúdo via internet (www.educacao.sp.gov.br ou www.saopaulofazescola.sp.gov.br), nas Diretorias de Ensino ou nas escolas estaduais.

Com a prova a Secretaria especifica uma forma de verificar quais professores estão mais aptos nos conteúdos de suas disciplinas. Os participantes poderão escolher até duas disciplinas para a prova – seguindo sua aptidão. Por exemplo: professores que desejam dar aulas de matemática e química participarão de provas destas duas disciplinas, sendo averiguadas o conteúdo curricular nestas disciplinas.

Os professores de ciclo 1 (1ª a 4ª do Ensino Fundamental) terão prova diferente, já que dão aulas de todas as disciplinas. Os professores que já trabalham nas escolas estaduais devem se inscrever para a prova em suas respectivas escolas. Quem está fora da rede deve procurar a Diretoria de Ensino que deseja trabalhar.

Saiba mais

  • Todos os materiais estão disponíveis pelos sites www.educacao.sp.gov.br (links São Paulo Faz Escola, Ler e Escrever ou Cenp) ou www.saopaulofazescola.sp.gov.br
  • Todas as 91 Diretorias de Ensino têm os materiais
  • Todas as escolas estaduais têm os materiais

Ciclo 1 (1ª a 4ª série)

  • Orientações curriculares de língua portuguesa e matemática
  • Materiais do programa Ler e Escrever
  • Coletânea de atividades dos alunos de 1ª série
  • Coletânea de textos dos alunos
  • Caderno de planejamento e avaliação do professor alfabetizador
  • Guia de planejamento e orientação didática (volumes 1 e 2) do professor alfabetizador – 1ª e 2ª série
  • Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) – material do aluno 3ª e 4ª série (volumes 1 e 2)
  • Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) – material do professor 3ª e 4ª série (volumes 1 e 2)
  • Materiais do programa Letra e Vida
  • Coletânea de textos módulos 1, 2 e 3
  • Adaptações de acesso ao currículo – módulos 1 e 2

Ciclo 2 (5ª a 8ª série) e Ensino Médio

  • Cada professor deve conhecer a Proposta Curricular da disciplina pretendida: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Inglês, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia

Da Secretaria da Educação



11/04/2008


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