Delegações internacionais visitam Conselho de Segurança Alimentar



A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) Maria Emília Pacheco teve audiência nesta segunda-feira (17), em Brasíla, com representantes de entidades internacionais, entre elas a Rede de Informação e Ação pelo Direito a se Alimentar (Fian) e delegações das Filipinas, Índia e Bangladesh. Os estrangeiros estão no Brasil para conhecer ações e programas em segurança alimentar e nutricional e de agricultura familiar. Durante a reunião, a presidenta do Consea destacou o trabalho realizado pelo Conselho em defesa do direito humano à alimentação e da produção de alimentos não-transgênicos e sem o uso de agrotóxicos.

Entre os presentes, estavam a senadora das Filipinas, Arlene Javellana Bar-ao; a coordenadora da Rede Pelo Direito à Alimentação da Índia, Kavita Srivastava; e o coordenador da “Citizen’s Initiative” de Bangladesh, Zakir Hossain. O secretário geral da Rede de Informação e Ação pelo Direito a se Alimentar (Fian), Flavio Valente, e a presidenta da Fian Filipinas, Aurea Miclat-Teves, também participaram da reunião. A Fian é uma Organização Internacional de Direitos Humanos que trabalha em nível mundial pelo Direito a se Alimentar, como status consultivo das Nações Unidas.

A entidade Pão para o Mundo também enviou o consultor para o Direito à Alimentação para a Ásia, Martin Remppis, e a assessora de Política de Segurança Social Internacional, Luise Steinwachs, para conhecer o trabalho do Consea. A Pão para o Mundo apóia mais de 1.200 projetos e programas por ano, junto aos seus parceiros na maioria dos países da África, Ásia e América Latina.

A atuação do Consea tem sido objeto de interesse de diversas missões internacionais quando em visita ao Brasil. Neste ano, o Conselho recebeu visitas de delegações de Gâmbia e Angola. No ano passado, o conselho recebeu representantes de El Salvador, Filipinas, Egito, Colômbia, Reino Unido, Zâmbia e Etiópia.

Além das delegações estrangeiras, representantes das entidades internacionais Rede de Informação e Ação pelo Direito a se Alimentar (Fian Internacional) e a Pão para o Mundo também participaram do encontro.

Fonte:
Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional



17/03/2014 16:33


Artigos Relacionados


Delegação da Gâmbia visita Consea nesta quinta-feira

Consea participa de reunião da sociedade civil na FAO

Rondônia realiza 1ª oficina de capacitação de conselheiros alimentares

Amazonas e Bahia realizam conferências sobre segurança alimentar

Bahia realiza conferência sobre segurança alimentar

RJ realiza encontro sobre segurança alimentar