Demanda por energia elétrica cai 2% em maio, diz ONS



A carga de energia disponibilizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em maio deste ano foi 2,7% maior do que em maio de 2010. No entanto, na comparação com abril de 2011, houve queda de 2% na carga despachada, e no acumulado dos últimos 12 meses, o Sistema Integrado Nacional (SIN) apresentou variação positiva de 5,2% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores. As informações são do Boletim de Carga Mensal, divulgado pelo ONS nesta sexta-feira (6).

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o crescimento de carga em maio de 2011, em relação o maio de 2010, também foi de 2,7% e, na avaliação do ONS, “a taxa de crescimento da carga no mês de maio de 2011 em relação ao mesmo mês do ano anterior é resultante, principalmente, do comportamento decrescente da atividade industrial observada até o mês de abril, conforme informações do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]”.

Nas mesmas regiões, o ONS registrou queda de 3% na carga de energia disponibilizada em maio deste ano na comparação com o mês anterior.

Na região Sul, a carga de energia teve alta de 7,2% em maio em comparação com o mesmo período do ano passado, e de 0,9% na comparação com abril de 2011. Para o ONS, “a taxa de crescimento da carga verificada em relação ao mesmo mês do ano anterior ocorreu em função da manutenção do bom desempenho econômico que a região apresentou no período, muito influenciado pela agroindústria”.

No Nordeste, houve queda de 3% da carga disponibilizada em maio na comparação com maio de 2010 e de 2,4% em relação a abril deste ano. No boletim, o ONS atribuiu o resultado negativo na comparação de maio deste ano com o mesmo mês do ano passado “à continuação das chuvas intensas na região e ocorrência de temperaturas inferiores às verificadas nesse mesmo mês do ano anterior”.

Já na região Norte houve expansão de 5,7% na carga despachada em maio de 2011 na comparação com o mesmo mês do ano anterior e de 1,3% em relação a abril de 2011. Para o ONS, o crescimento da carga verificada em maio deste ano em relação ao mesmo período de 2010 está relacionado à produção dos grandes consumidores eletrointensivos conectados à rede básica existente na região.


Fonte:
Agência Brasil



06/06/2011 17:48


Artigos Relacionados


Minas e Energia estabelece empresas produtoras independentes de energia elétrica

Custo da energia elétrica no País preocupa governo, segundo Ministério de Minas e Energia

Demanda de energia no Brasil crescerá 78% entre 2009 e 2035, diz AIE

Leilão negocia demanda de energia suficiente para mercado de 2014

Para pesquisador, sistema hidroeólico apoiado por termelétrica atende demanda de energia

Carga de energia gerada no País sobe 5,3% em abril puxada pela demanda industrial