Demóstenes parabeniza Polícia Militar de Goiás pelos 151 anos da corporação
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) lembrou, em Plenário nesta quinta-feira (16) os 151 anos a Polícia Militar de Goiás, corporação, que como destacou presta bons serviços à população de seu estado.
- No século e meio, a Polícia Militar construiu sua história com bravura e todos os demais sinônimos de coragem, pois é a responsável pelo sono tranquilo das famílias, pelo movimento pacífico no comércio, o bucolismo irretocável no campo, o dano mínimo nas zonas urbanas- afirmou o senador, parabenizando a cada um dos 20 mil policiais ativos, inativos e pensionistas.
A corporação, disse ele, está presente atualmente em todos os 246 municípios e nos mais de mil distritos e povoações goianos. E, segundo acrescentou, o trabalho da PM se estende para além de Goiás, com o treinamento de membros de corporações de diversos estados pela Academia da Polícia Militar de Goiás e pela atuação destacada de praças e oficiais goianos na Força Nacional de Segurança.
Demóstenes disse ter visto na prática porque a Polícia Militar é chamada de força nos 39 meses em que foi secretário de Segurança Pública e Justiça de Goiás. A pasta, explicou ele, compreendia também a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o sistema carcerário, os Conselhos Comunitários de Segurança, o Programa de Proteção a Testemunhas e Vítimas Ameaçadas, o Disque-Denúncia, o PROCON e o combate às drogas. Sem a PM, entretanto, argumentou ele, nada funciona, não apenas por ter a corporação o maior contingente, mas também por ser uma depositária fiel da esperança da sociedade.
O senador destacou resultados alcançados pela PM, com a ajuda dos demais servidores da área de Segurança, em especial da Polícia Civil, em seus dois mandatos como procurador-geral de Justiça e como secretário da pasta, como o fim dos seqüestros e dos assaltos a ônibus; a redução drástica nos índices de homicídios; a queda de até metade em itens como roubo de veículos; as apreensões recordes de drogas e armas ilegais e a prisão de criminosos que praticaram delitos no país mas que somente foram presos quando agiram em Goiás.
16/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia parabeniza Aparecida de Goiás pelos 88 anos de emancipação
Senado realiza sessão especial em homenagem à Polícia Militar de Goiás
Osmar Dias parabeniza PUC-PR pelos seus 50 anos
Jayme Campos parabeniza Cuiabá pelos 290 anos
João Pedro parabeniza CPRM pelos seus 38 anos
Marcelo Crivella parabeniza Itaperuna pelos 121 anos de emancipação