Deputados discutem formas de minimizar crise da suinocultura



A Subcomissão de Suinocultura da Assembléia Legislativa, que tem como relator o deputado Vilson Covatti (PPB), realizou audiência pública esta manhã para debater a atual crise econômica enfrentada pelo setor suinícola gaúcho. Conforme Covatti várias medidas precisam ser adotados pelo setor para enfrentar uma das suas maiores crises. Entre as propostas, está a que estimula a venda de milho mais barato, e a realização de uma campanha de conscientização para que o produto não seja produzido em exagero. Para o deputado, a cadeia produtiva tem que se unir para reverter este quadro, fazendo o produto chegar à mesa do consumidor com qualidade.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), José Adão Braun, acredita que será preciso tomar providências para diminuir a produção, aumentar a exportação, diverfisicar o mercado, e elevar o consumo interno. Uma ampla campanha com toda a cadeia produtiva é defendida por Braun para viabilizar estas ações. O presidente da ABCS lembrou que 47% da carne consumida no mundo é suína. "Temos que mudar a realidade brasileira. Precisamos fazer com que o país entenda que a carne de porco é saudável, e rica em nutrientes", garantiu.

O Plenário esteve lotado esta manhã com a presença de representantes de todos os elos da cadeia produtiva, como produtores, empresários e supermercadistas. O deputado João osório também acompanhou a audiência pública.

09/17/2002


Artigos Relacionados


Mendes Ribeiro anuncia medidas para minimizar crise na suinocultura

CRA discutirá crise na suinocultura

Especialistas analisam crise na suinocultura

Crise na suinocultura é discutida no Senado

Subcomissão debate crise na suinocultura gaúcha

Especialistas discutem no Rio de Janeiro formas de prevenção ao vírus HPV