Deputados visitam Feira de Alimentos na Alemanha



Adolfo Brito define como acanhada participação do Estado no evento


Retornaram ao Estado, na última sexta-feira, os deputados João Fischer, presidente da Comissão de Economia; Elmar Schneider, presidente da Comissão de Serviços Públicos; e Adolfo Brito,vice-presidente da Comissão de Agricultura, que participaram da Feira Internacional de Anuga, realizada entre 13 a 17 de outubro em Colônia – Alemanha.

Conforme a comitiva, a Feira serviu para que se pudesse ver as novidades em termos de gênero alimentícios em geral, bebidas e sucos.Os parlamentares visitaram centenas de expositores incluindo alguns do Rio Grande do Sul.

O deputado Adolfo Brito (PPB) considerou muito acanhado o desempenho do Estado na Feira, "que é uma janela para o mundo dos negócios". O setor de carnes foi mais audacioso onde compareceram cinco frigoríficos gaúchos: Extremo Sul, Pampeano, Oderich, Ouro Branco e Frigorifico Mercosul, com apoio do Cicadergs e Sebrae e também dois ou três representantes do setor de frango. "Participou um representante do setor de bebidas, apenas um!", comentou Brito.

Os deputados visitaram ainda o estande de Representação do Governo do Estado (Sedai) e AGropar, arroz Rozcatto - produto orgânico, além da firma Razipe, de Vacaria, com mercado de maçãs.

O vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo informou que vai solicitar mais empenho e apoio do Estado no sentido de que se coloquem mais recursos e parcerias para levar os empresários do Rio Grande do Sul, pois “quem não mostra não vende”.
O deputado disse que gostaria de ter visto muito mais firmas gaúchas em Anuga, pois certamente perdeu-se uma excelente oportunidade de expandir e vender para o mundo.

Segundo Brito,um setor forte – que poderia abrir espaço lá fora seria o nosso vinho, "mas infelizmente não constatamos nenhum representante do setor.Havia alguma coisa em termos de suco, muito acanhadamente! Aliás, sobre sucos se constatou claramente uma forte agressão ao mercado de empresas de São Paulo e também do norte-nordeste!Diria que nós perdemos na Exposição, para diversos países da África”. É hora de aprender a vender melhor o nosso produto a fim de que possamos agregar valores na agricultura e pecuária, além de reverter em riquezas e divisas para o Estado e para o País", argumentou.

Os deputados visitaram ainda o sistema portuário de Rotterdam-Holanda, acompanhados da vice-cônsul do Brasil, Nancy Moreira. Trata-se do principal porto na Europa e por onde passa praticamente todo o tráfego de importação e exportação dos países daquele continente.

Após constatar a potencialidade, os deputados retornaram convictos da necessidade do Estado e o país investir muito mais no setor de transporte por água afim de buscar maior competitividade comercial.


10/23/2001


Artigos Relacionados


Operadoras de turismo da Alemanha visitam atrativos turísticos de Pernambuco e Bahia

Deputados visitam Colégio Militar

Deputados visitam empresa de transporte rodoviário

Deputados do Parlamento Europeu visitam Senado Federal

Deputados açorianos visitam Prefeitura de Porto Alegre

Calçadistas brasileiros participam de feira na Alemanha